Andador para Bebês: Vantagens e Desvantagens do Uso

andador para bebês

O andador para bebês é um dos produtos infantis que mais geram discussão entre pais e profissionais de saúde na área da pediatria. Há médicos que recomendam, em casos específicos, e há médicos — a grande maioria — que não recomendam e isso acaba deixando muitos pais com dúvidas em relação ao produto. Afinal, faz mal o bebê usar o andador infantil?

Para responder a esta e outras perguntas de muitos pais relacionadas a este produto, preparamos este artigo com tudo a respeito do andador para bebês. Veja só!

O que é o andador para bebês?

Este produto é um dispositivo voltado para uso de bebês que não andam sozinhos. Geralmente é usado a partir dos 9 meses, quando o bebê está aprendendo a andar, pois ele oferece apoio para que a criança fique de pé e possa se locomover de um lugar para outro.

Os andadores para bebês são produzidos com base sólida de plástico sobre rodas e, alguns modelos, possuem assento de tecido suspenso com dois buracos para as pernas.

Tipos de andador de bebês

Existem dois tipos de andador para bebês que são os de empurrar e os de sentar. Confira as diferenças entre esses tipos:

Andador de empurrar

O andador para bebês de empurrar possuem estrutura de plástico sobre rodas, parecido com um carrinho de supermercado, onde a criança pode ficar em pé, com as mãos apoiadas no andador e empurrá-lo enquanto dá os primeiros passos.

Este tipo de andador é o mais recomendado, pois permite maior autonomia à criança para andar enquanto empurra o dispositivo. Além disso, com esse andador o bebê empurra na velocidade de seus passinhos, portanto, é mais seguro e realmente ajuda em seu desenvolvimento.

Andador de sentar

Já o andador de sentar possui estrutura de plástico e assento suspenso com orifícios para as pernas da criança. Este tipo de andador para bebês oferece maior segurança, porém, deixa a criança acomodada por não oferecer algo que a desafie.

Como escolher o melhor andador para bebês?

Antes de escolher qual tipo e modelo de andador escolher para o seu bebê, é importante analisar as recomendações de uso do produto. Além disso, é importante falar com um médico pediatra para que ele faça uma orientação adequada sobre o tipo de andador ideal para a sua criança e o período que deve ser usado.

No mais, considere:

  • O modelo de andador para bebês: selecione o modelo que mais se adeque ao que seu bebê precisa de acordo com os seus sinais de prontidão. Por exemplo: se o bebê já fica em pé segurando-se em objetos, você pode escolher um andador de empurrar; se o bebê ainda não fica em pé sozinho de forma alguma, o andador mais recomendado é o de sentar.
  • A idade recomendada: é muito importante selecionar um modelo de andador de acordo com a idade do seu bebê.
  • As recomendações de uso pelo fabricante: para saber se você irá seguir estas recomendações, como ter o espaço indicado para o uso, a forma de cuidados, limpeza e tempo de uso.
  • O material de fabricação: veja a qualidade do material, se é seguro para o bebê e sua relação custo benefício.
  • O valor

Melhores marcas e modelos de andador para bebês

Existem no mercado atual uma grande variedade de modelos de andador para bebês. As principais marcas que produzem artigos infantis, possuem em seu portfólio este produto. A seguir, você vai conferir quais são as melhores marcas de andador infantil e, alguns modelos mais vendidos e bem avaliados pelos consumidores.

Andador de bebê Galzerano Torino

O andador Galzerano de sentar Torino, possui assento confortável com regulagem de altura em até 3 posições. Para garantir a segurança dos pequenos ele possui 4 rodas, 6 sistemas de freios, design moderno e interativo.

Andador de Bebe Torino Infantil Altura Regulavel com Trava de Seguranca e Painel Interativo Galzerano

VANTAGENS:

  • Vem com uma bandeja interativa com brinquedos divertidos
  • Registro no INMETRO
  • Fácil de limpar e montar

DESVANTAGENS:

  • Não há
Ver na Amazon

Andador Centro de Atividades Melody Garden Safety 1st

Esse andador infantil Safety 1st é um acessório completo. Além de andador ele se torna um centro de atividades com cadeirinha de balanço, assento giratório 360º com 3 posições de altura, lavável e removível. Recomendado para crianças a partir de seis meses até 12 kg.

Centro de Atividades Melody Garden Safety 1st

VANTAGENS:

  • Exclusivo sistema de segurança antiqueda aprovado pelo INMETRO
  • Possui efeitos de som e bichinhos interativos
  • Item completo com a melhor relação custo benefício

DESVANTAGENS:

  • Não há
Ver na Amazon

Andador Chicco Primeiros Passos Musicais

O andador, primeiros passos da marca Chicco é do tipo de empurrar. Recomendado para crianças a partir de 9 meses até os dois anos. Além de andador, é um centro de atividades com sons e luzes coloridas e divertidas.

Primeiros Passos Musicais Chicco Branco

VANTAGENS:

  • Possui sensor de movimento que incentiva o bebê a andar
  • Interativo
  • Vem com diversos brinquedos

DESVANTAGENS:

  • Este brinquedo vem com uma bola de gude, portanto não pode deixá-la ao alcance de bebês menores de dois anos.
Ver na Amazon

Andador Burigotto Baby Coupê

Esse andador da Burigotto é 2 em 1. Como andador é recomendado o uso por bebês a partir de 1 ano, e como cadeira de balanço pode ser usada por bebês a partir de seis meses.

Baby Coupe Burigotto Azul

VANTAGENS:

  • Possui sistema de segurança contra quedas
  • Base removível que transforma o andador em cadeira de balanço
  • Encosto acolchoado, fácil de lavar
  • Bandeja removível com brinquedos e sons interativos

DESVANTAGENS:

  • Não há
Ver na Amazon

Andador didático Baby Style

Este andador da marca Baby Style é perfeito para quando o bebê estiver dando os primeiros passinhos. Ele estimula o bebê a se levantar e, além disso, esse andador pode se transformar em uma mesa didática de atividades para que a criança brinque sentada.

Andador Didatico Vira Mesinha 2 em 1 Baby Style Rosa

VANTAGENS:

  • Possui diversos brinquedinhos como: frutinhas, forminhas que se movem, piano colorido, celular multifuncional e etc.
  • Rodinhas antiderrapantes para evitar acidentes
  • Boa relação custo benefício

DESVANTAGENS:

  • Não há
Ver na Amazon

Vantagens do andador para bebês

A vantagem da utilização deste dispositivo é a ajuda no desenvolvimento dos passos do bebê. Além disso, dependendo do modelo do andador, ele pode ser usado como um local seguro para a criança estar enquanto os pais, ou responsável, realizam outras atividades.

Alguns modelos podem dispor de recursos adicionais como músicas de ninar, chocalhos e brinquedos com cores e texturas para distrair a criança.

Desvantagens do andador para bebês

A principal desvantagem deste dispositivo é o risco de a criança sofrer quedas, e com isso, lesões de moderadas a graves. Este é o principal motivo para a não recomendação do produto pelos pediatras. Além disso, o andador de bebês, se não usado de forma recomendada, pode, em vez de ajudar, retardar o desenvolvimento dos passos da criança. Isso acontece porque ela fica acomodada a se movimentar de um lugar para outro no andador e assim, não aprende a andar somente com as próprias pernas.

Perguntas Frequentes

Bebê de 6 meses pode usar andador?

A idade recomendada para início do uso de andador infantil é a partir dos 9 meses. No entanto, alguns modelos de andador de sentar já possuem recomendação a partir dos 6, desde que a criança apresente o sinal de prontidão: Sentar-se sozinha.

Qual o melhor andador de empurrar?

O melhor andador de empurrar de 2022 é o Apoiador Zebra, Fisher Price, Mattel. Esse andador da Fisher Price é o mais bem avaliado (5 estrelas) pelos consumidores da Amazon.

Qual o melhor: andador infantil de empurrar ou andador de bebê de sentar?

Isso depende. O melhor andador de bebê vai ser aquele que se adeque a idade e aos sinais de prontidão do seu bebê. O andador de empurrar é mais recomendado para crianças que já ficam em pé e se seguram em objetos. O andador de sentar, é para quem ainda não tem muita estabilidade.

Onde comprar andador barato?

Andador de bebê barato pode ser encontrado nas grandes lojas de varejo online, como:

Estas lojas oferecem, além de qualidade no produto e na experiência de compra, uma variedade de modelos com preços super acessíveis.

Quais as melhores marcas de andador para bebês?

As marcas mais vendidas e bem avaliadas no mercado quando se trata de andador infantil, são:

Com quantos anos o bebê pode usar o andador infantil?

Geralmente, recomenda-se o uso a partir dos 9 ou 10 meses.

Quanto tempo por dia pode deixar o bebê usando o andador?

O tempo de uso diário deste acessório precisa ser o recomendado pelo fabricante. No entanto, os profissionais recomendam não ultrapassar o tempo de 40 minutos por dia.

Conclusão

Afinal, faz mal o bebê usar o andador infantil?

Bem, por muito tempo acreditou-se que sim. Nos anos 80 quando o uso foi febre entre muitos pais, alguns médicos da área de pediatria condenaram o uso do andador infantil, pois ele poderia causar diversos males às crianças. No entanto, em um estudo, atualizado em 2013, realizado pela fisioterapeuta Paula Silva de Carvalho Chagas, na (UFJF), mostra que o andador não traz prejuízos para o bebê. Veja a matéria completa!

O andador para bebês é um item que pode oferecer independência à criança. Se usado moderadamente, com limite de tempo e seguindo as recomendações de uso do fabricante, ele pode ser um aliado no seu dia a dia nos cuidados com o seu bebê. Afinal, as contraindicações se dão pelo fato de haver exageros e falta de cuidado. Tudo que é demais, faz mal!

Agora que você já sabe o que é e quais são as principais vantagens e desvantagens do produto, tome a decisão que achar adequada para o seu cenário.

Para mais dicas sobre produtos da lista de enxoval e muito mais, confira nossos artigos relacionados aqui no blog Chiquititos.

Leia Também

Imagem Destaque: Shutterstock. Os redatores do site Chiquititos não são ligados aos fabricantes dos produtos recomendados. No entanto, publicamos links que contam com programas de afiliados. Texto protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98. Fica totalmente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a devida autorização do autor. Para maiores informações, entre em contato com [email protected]com.br.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Sintomas de Bronquiolite em Bebê Posso usar Vick Vaporub no meu bebê? Brinquedo de Silicone Quebra-cabeça para Bebês Meu Universo 9 Alimentos Proibidos Para Bebês Até 1 Ano de Idade Como Apresentar Alimentos Alergênicos ao Bebê Kit Higiene Bebê: 10 Itens Que Não Podem Faltar Os Primeiros 12 Meses do Bebê Checklist de Exames que Toda Grávida Precisa Fazer Desfralde: o que pode dar errado e não funcionar? Intestino Preso na Introdução Alimentar? Saiba o que fazer.