Aptamil: Fórmulas Infantis Mais Recomendadas da Danone (Top 5)

Fórmula Infantil Aptamil - shutterstock_553939654-1024x613

Aptamil Profutura, Aptamil Pepti e Aptamil Ar, são as principais fórmulas infantis da Danone para bebês de 0 a 1 ano. Além dessas, a Danone possui outra linha de fórmulas chamada Aptanutri que atende crianças a partir de 12 meses.

Lembrando que antes de oferecer qualquer fórmula infantil para o seu bebê, procure orientação médica. Afinal, o aleitamento materno é recomendado para os bebês por pelo menos até os dois anos de idade. Sendo essencial para os primeiros meses de vida da criança.

Relação entre o Aleitamento Materno e a Fórmula Infantil

É fato que muitas mamães não conseguem amamentar. Em alguns casos, desde o nascimento do bebê e, em outros, por um período prolongado.

Sabemos também que os motivos que levam uma mãe a não amamentar o seu bebê, não é cabível de julgamento. Portanto, embora sempre recomendamos o aleitamento materno, é justo esclarecer possíveis dúvidas acerca das fórmulas infantis, afinal, se você não consegue amamentar, existem opções de fórmulas que vão atender as necessidades do seu bebê.

E para que você possa oferecer uma alimentação o mais saudável possível para o seu bebê, saber quais são as melhores fórmulas e quais usar em cada fase da criança é fundamental.

Neste artigo, você vai conferir tudo sobre as fórmulas infantis Aptamil e ter as informações corretas para quando chegar a hora de escolher a melhor fórmula infantil entre as recomendadas pelo seu médico ou nutricionista. Vem comigo!

O Que é a Fórmula Infantil Aptamil?

A fórmula infantil Aptamil é um leite para bebês da marca Danone. É indicada para bebês lactentes desde o nascimento até os três anos de idade. Para cada fase do bebê há um Aptamil específico, que é produzido com todos os nutrientes importantes para os primeiros dias e primeira infância.

Para Que Serve o Aptamil?

O Aptamil serve para suprir as necessidades alimentícias dos bebês lactentes em casos onde a mãe não pode amamentar por algum motivo. O Aptamil possui prebióticos, nucleotídeos, DHA e Ara específicos para cada idade do bebê.

O Que Considerar na Hora de Escolher uma Fórmula Infantil

Os fatores a serem analisados na hora de escolher a fórmula infantil para o bebê devem incluir informações essenciais como:

  • Potencial alergênico
  • Composição da fórmula
  • Disponibilidade
  • Custos
  • Aceitação da criança

Por isso, a recomendação médica é tão importante! E você não pode simplesmente pegar uma informação genérica e aplicá-la na escolha da fórmula para o seu bebê. Cada bebê é único e pode precisar de um produto específico.

Conheça os Tipos de Aptamil para Necessidades Específicas do Bebê

Dentre as opções, é importante saber quais são os seus benefícios e recomendações para uma compra segura, e um produto adequado para o que precisa. Por isso, sempre leia sobre a formulação de ingredientes, seus prós e contras.

Fórmula Infantil Aptamil para Lactentes Intolerantes à Lactose

Ao serem apresentados a alimentos derivados do leite de vaca, muitos bebês podem sofrer alguns sintomas de alergias e intolerância. Isso é muito comum durante a introdução alimentar, por isso, é importante ficar atento a isso para oferecer ao bebê o alimento adequado.

Quando é feito um diagnóstico de intolerância à lactose, é necessário que a criança passe a ser alimentada com alimentos próprios para intolerantes a esta proteína.

A Danone possui em seu catálogo de fórmulas infantis a Aptamil ProExpert SL que foi desenvolvida especialmente para as crianças que possuem essa necessidade específica.

Confira as características e os prós e contras.

Fórmula Infantil Aptamil ProExpert SL Danone Nutricia

Formula Infantil Aptamil ProExpert SL Danone Nutricia 800g
  • Aptamil Proexpert SL é uma fórmula infantil para lactentes e para crianças de primeira infância
  • Destinada a necessidades dietoterápicas específicas com restrição de lactose.
  • É fonte proteica, e contém os ácidos graxos essenciais DHA e ARA, essenciais para o desenvolvimento do sistema nervoso central
  • Vitaminas, minerais e nucleotídeos.
Ver na Amazon

Importante: Este Produto Somente Deve Ser Usado Na Alimentação De Crianças Menores De 1 (Um) Ano De Idade Com Indicação Expressa De Médico Ou Nutricionista. O Aleitamento Materno Evita Infecções E Alergias E Fortalece O Vínculo Mãe-Filho.

Ingredientes:

Maltodextrina, óleos vegetais (palma, canola, coco, girassol), caseinato, citrato de sódio, citrato de potássio, fosfato de cálcio tribásico, cloreto de potássio, cloreto de magnésio, hidrogênio fosfato de dipotássio, carbonato de calcio, óleo de Mortierella alpina, óleo de peixe, cisteina, cloreto de colina, vitamina C, taurina, triptofano, inositol, sulfato ferroso, vitamina E, sulfato de zinco, nucleotídeos (uridina, citidina, adenosina, inosina, guanosina), L-carnitina, niacina, D-pantotenato de cálcio, biotina, sulfato cúprico, ácido fólico, sulfato de manganês, Vitamina A, Vitamina B2, Vitamina B12, Vitamina B1, Vitamina D, Vitamina B6, iodeto de potássio, vitamina: K, selenito de sódio, emulsificante lecitina de soja. NÃO CONTÉM GLÚTEN. *Fonte proteica

Prós:

  • Não contém glúten
  • Fonte rica em proteínas
  • Rápida absorção

Contras:

  • Não há.

Fórmula Aptamil para bebês com alergia à proteína do leite da vaca (APLV)

A alergia à proteína do leite de vaca, mais conhecida como APLV, é uma alergia alimentar desenvolvida pelo sistema imunológico dos bebês que não aceita bem as proteínas do leite de vaca, fazendo com que o organismo crie anticorpos para se defender.

Os sintomas para esse diagnóstico surgem logo após a ingestão de bebidas ou alimentos que contenham esta proteína.

Para crianças que apresentam o diagnóstico de alergia à proteína do leite de vaca, a Aptamil produziu uma fórmula específica para elas.

Aptamil Proexpert Pepti

É uma fórmula infantil amplamente hidrolisada, super balanceada, contendo 100% de proteína láctea extensamente hidrolisada, desenvolvida e adaptada exclusivamente para os lactentes que sofrem de alergias às proteínas do leite de vaca.

Formula Infantil Aptamil Pepti Danone Nutricia 800g
  • Proteína láctea extensamente hidrolisada
  • Prebióticos (gos/fos)
  • Dha e ara
  • Nucleotídeos
Ver na Amazon

Importante: Este Produto Somente Deve Ser Usado Na Alimentação De Crianças Menores De 1 (Um) Ano De Idade Com Indicação Expressa De Médico Ou Nutricionista. O Aleitamento Materno Evita Infecções E Alergias E Fortalece O Vínculo Mãe-Filho.

Ingredientes:

Proteína hidrolisada do soro de leite, maltodextrina, óleos vegetais (palma, canola, coco, girassol), galactooligossacarídeos (GOS), fruto-oligossacarídeos (FOS), fosfato tricálcico, cloreto de potássio, óleo de peixe, cloreto de magnésio, citrato trissódico, óleo de Mortierella alpina, carbonato de cálcio, vitamina C, cloreto de colina, taurina, sulfato ferroso, inositol, sulfato de zinco, nucleotídeos (uridina, citidina, adenosina, inosina, guanosina), vitamina E, L-carnitina, niacina, d-pantotenato de cálcio, d-biotina, sulfato de cobre, ácido fólico, vitaminas A, B12, B1, B2, D, B6, sulfato de manganês, iodeto de potássio, vitamina K, selenito de sódio, emulsifi cantes ésteres de ácido cítrico e mono e diglicerídeos. CONTEM LACTOSE. NÃO CONTEM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE PEIXE E DE LEITE (PROTEINA EXTENSAMENTE HIDROLISADA DO SORO DE LEITE).

Prós:

  • Desenvolvida para influenciar na formação dos sistemas: nervoso central, cognitivo e funções cerebrais
  • Fácil aceitação e absorção
  • Não contém glúten
  • Proteína extensamente hidrolisada

Contras:

  • Não há.

É muito importante ficar atento aos sintomas que a criança apresenta após a ingestão de qualquer alimento durante a introdução alimentar, e ainda mais, quando ela ingere alimentos que contenham a proteína do leite de vaca.

Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre esse assunto, confira os principais sintomas imediatos da APLV, que podem surgir logo após a ingestão destes alimentos ou em até duas horas após:

  • Irritação da pele: placas vermelhas disseminadas pelo corpo do bebê que gera coceira;
  • Inchaço: geralmente nos lábios e nos olhos;
  • Vômitos e diarreia: logo após a ingestão de alimentos com proteína de leite de vaca ou em até 2 horas após;
  • Chiado no peito e respiração difícil; é possível ouvir o chiado no peito da criança e ela fica com dificuldade para respirar;

Além destes sintomas, imediatos, da APLV existem outros que são caracterizados como reações tardias e reações mistas. Você pode ficar por dentro de muito mais informações sobre APLV no artigo que compartilhamos sobre o tema aqui no blog chiquititos.

Fórmula Infantil Aptamil para Recém-nascidos

Bebês recém-nascidos são frágeis e estão completamente vulneráveis a tudo a que são expostos. A sua alimentação quando, de alguma forma, não puder ser feita exclusivamente do leite materno, deve ser feita com uma fórmula específica para recém-nascido, ou seja, uma fórmula que atenda às necessidades nutricionais do bebê e que não cause efeitos colaterais prejudiciais ao seu desenvolvimento.

Confira abaixo a fórmula da Danone Nutrícia para lactentes recém-nascidos.

Fórmula Infantil Aptamil Profutura

É formulada especificamente para recém-nascidos, com ingredientes em quantidade e nutrientes adequados para o seu organismo. Sua composição leva os exclusivos prebióticos Danone Nutricia (scGOS/lcFOS), que auxiliam na saúde mental, contribuem para ossos saudáveis e trazem benefícios para o trato gastrintestinal. Além de conter os ácidos graxos DHA e ARA.

Formula Infantil Aptamil Profutura 1 Danone Nutricia 800g
  • Fórmula infantil para lactentes
  • Prebióticos (gos/fos)
  • Dha e ara
  • Nucleotídeos
Ver na Amazon

Importante: Este Produto Somente Deve Ser Usado Na Alimentação De Crianças Menores De 1 (Um) Ano De Idade Com Indicação Expressa De Médico Ou Nutricionista. O Aleitamento Materno Evita Infecções E Alergias E Fortalece O Vínculo Mãe-Filho.

Ingredientes:

Soro de Leite, Lactose, Óleos vegetais (óleo de colza, óleo de milho, óleo de girassol, óleo de côco), leite integral*, fibras alimentares (galacto-oligossacarideos, fruto-oligossacarideos), fosfolipideos do ovo, maltodextrina, carbonato de cálcio, citraro de potássio, fosfato de cálcio monobásico, óleo de peixe, óleo de Mortierella alpina, L-ascorbato de sódio, ácido L-ascórbico, taurina, carbonato de hidróxido de magnésio, caseinato de cálcio, cloreto de colina, sulfato ferroso, proteína de soro de leite*, mio-inositol, sulfato de zinco, fosfato de potássio, dibásico, sal dissódico de uridina 5-monofosfato, citidina 5-monofosfato, adenosina 5-monofosfato, inosina 5-monofosfato, nicotinamida, fosfato de cálcio tribásico, acetato de DL-alfa tocoferila, sal dissódico de guanosina 5-monofosfato, gluconato cúprido, D-pantotenato de cálcio,palmitato de retinila, DL-alfa tocoferol, cloridrato de cloreto de tiamina, cloridrato de piridoxina, sulfato de manganês, iodato de potássio, palmitato de ascorbila, ácido N-pteroil-L-glutâmico, fitomenadiona, selenito de sódio, cianocobalamina, colecalciferol, D-biotina, emulsificante mono e dilglicerideos de ácidos graxos e antioxidante mistura concentrada de tocoferóis. NÃO CONTÉM GLÚTEN.ALÉRGICOS: CONTÉM LEITE E DERIVADOS DE LEITE, DE SOJA E DE PEIXE. *fonte proteica

Prós:

  • Contém vitaminas A e C, ferro, zinco, entre outros;
  • Fácil aceitação

Contras:

  • Não há.

Fórmula infantil Aptamil para lactentes com problemas de constipação

A constipação em bebês é um problema que causa muita preocupação nos pais. Afinal, é muito ruim ver nosso bebê sofrendo de cólicas e irritadiço com o intestino preso, não é mesmo? Felizmente, já existem no mercado algumas opções de fórmulas que atendem essa necessidade e pode deixar bebê e mamãe mais tranquilos.

Para crianças que apresentam o diagnóstico de constipação, a Aptamil produziu uma fórmula específica para elas. Veja a seguir!

Fórmula infantil Aptamil Proexpert Active Danone Nutricia

É uma fórmula específica para lactentes com o diagnóstico de constipação intestinal. Ela é desenvolvida com proteínas lácteas parcialmente hidrolisadas voltadas para a regularização do trânsito intestinal do bebê.

Formula Infantil Aptamil Proexpert Active Danone Nutricia 800g
  • Fórmula infantil para lactentes
  • Prebióticos (gos/fos)
  • Dha e ara
  • Nucleotídeos
Ver na Amazon

Importante: Este produto não deve ser usado para alimentar crianças, salvo sob indicação expressa de médico ou nutricionista. O aleitamento materno evita infecções e alergias, e é recomendado até os 2 anos de idade ou mais. O aleitamento materno evita infecções e alergias, e fortalece o vínculo entre mãe e filho.

Ingredientes:

Concentrado proteico e hidrolisado do soro de leite, óleos vegetais (óleo de palma, óleo de canola, óleo de coco e óleo de girassol), xarope de glicose, amido, galacto-oligossacarídeos, lactose, fruto-oligossacarídeos, dihidrogênio fosfato de potássio, cloreto de cálcio, óleo de Mortierella alpina, óleo de peixe, cloreto de sódio, L-tirosina, cloreto de colina, ácido L-ascórbico, taurina, L-ascorbato de sódio, inositol, sulfato ferroso, sulfato de zinco, sal dissódico de uridina 5-monofosfato, citidina 5-monofosfato, acetato de DL-alfa tocoferila, adenosina 5-monofosfato, sal dissódico de inosina 5-monofosfato, L-carnitina, nicotinamida, sal dissódico de guanosina 5-monofosfato, D-pantotenato de cálcio, D-biotina, ácido N-pteroil-L-glutâmico, sulfato de cobre, palmitato de retinila, DL-alfa tocoferol, riboflavina, cloridrato de cloreto de tiamina, colecalciferol, cloridrato de piridoxina, sulfato de manganês, iodeto de potássio, fitomenadiona, selenito de sódio e emulsificante lecitina de soja. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Prós:

  • Fácil de preparar
  • Fácil aceitação
  • Facilita a evacuação e o ressecamento das fezes
  • Embalagem com 800 g

Contras:

  • Alguns consumidores acham o valor do produto caro.

A constipação nos bebês torna a evacuação muito dolorosa e demorada, o que causa sintomas como:

  • Distensão abdominal: inchaço na barriguinha, aumento do abdômen com textura rígida;
  • Aparência das fezes: fezes em formato de bolinhas ressecadas;
  • Perda de apetite: o bebê recusa os alimentos;
  • Irritação e choros: o bebê fica irritado pela dor causada devido a constipação e chora demasiadamente;
  • Demora entre as evacuações: a criança pode demorar até uma semana para evacuar

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria

Fórmula infantil Aptamil para lactentes que apresentam regurgitação ou refluxo

Poder oferecer ao bebê uma fórmula infantil que melhore, e não cause, refluxo e regurgitação já é possível de forma segura. As principais marcas que produzem fórmulas infantis, se preocuparam em desenvolver produtos específicos para estes casos.

Confira a seguir, a fórmula da Danone Nutrícia para lactentes com refluxo e regurgitação.

Fórmula Infantil Aptamil AR Danone Nutrícia

É uma fórmula infantil para lactentes de seguimento, destinada a necessidades dietoterápicas específicas, ou seja, crianças já diagnosticadas com alguma necessidade especial, diferente da maioria. Neste caso, esta fórmula é recomendada para crianças que apresentam diagnóstico de refluxo e regurgitação e que tenham recebido orientação médica para uso da fórmula.

Fórmula Infantil Aptamil AR
  • Fórmula infantil para lactentes e de seguimento para lactentes e crianças de primeira infância
  • Goma jataí
Ver na Amazon

Importante: Este Produto Somente Deve Ser Usado Na Alimentação De Crianças Menores De 1 (Um) Ano De Idade Com Indicação Expressa De Médico Ou Nutricionista. O Aleitamento Materno Evita Infecções E Alergias E Fortalece O Vínculo Mãe-Filho.

Ingredientes:

Lactose, concentrado de proteína do soro do leite hidrolisada, óleos vegetais (palma, canola, coco, girassol, Mortierella alpina), galactooligossacarídeo, frutooligossacarídeo, fosfato de potássio, cloreto de cálcio, óleo de peixe, cloreto de colina, vitamina C, taurina, inositol, sulfato ferroso, sulfato de zinco, uridina, citidina, vitamina E, adenosina, inosina, L-carnitina, niacina, guanosina, acido pantotenico, biotina, sulfato cúprico, ácido fólico, vitaminas A, B2, B1, D, B6, sulfato de manganês, iodeto de potássio, vitamina K, selenito de sódio, emulsificantes mono e diglicerídeos e lecitina de soja. NÃO CONTEM GLUTEN.

Prós:

  • Possui sabor e cheiro agradáveis
  • Excelente relação custo benefício
  • Embalagem com 800 g

Contras:

  • Tempo de preparo requer atenção

Muitos pais têm dúvidas sobre o que é regurgitação e quando ela se torna um problema. Bem, regurgitação em bebês é conhecida como “golfadas” e pode se tornar um problema quando ocorre de maneira muito frequente e fora dos momentos após as refeições. Ela acontece quando o conteúdo do estômago volta à boca e é muito comum nos bebês, devido ao funcionamento do seu trato intestinal, ainda em desenvolvimento.

Perguntas Frequentes

Qual a melhor fórmula Aptamil para lactentes que não apresentam nenhuma necessidade específica?

A linha de fórmulas infantis para lactentes sem diagnósticos de necessidades específicas são os da linha Aptamil Premium e Aptamil Profutura. Escolha a fórmula Aptamil das categorias 1, 2 ou 3, Premium ou Profutura, de acordo com a idade do seu bebê e a recomendação do seu médico.

Qual o Aptamil para Recém-nascido?

A Fórmula Infantil Aptamil Premium 1 é a fórmula infantil da Danone mais recomendada para lactentes recém nascidos até 6 meses.

Qual é o Melhor Aptamil?

O melhor Aptamil é aquele recomendado para a fase específica do seu bebê como, por exemplo, se seu bebê é recém-nascido, o melhor Aptamil para ele é o recomendado para essa fase. Se o bebê tem um aninho, o Aptamil ideal para ele vai ser o recomendado para esta fase. Além disso, caso seu bebê tenha algum diagnóstico específico como constipação intestinal, por exemplo, o Aptamil ideal para ele será o que o médico recomendar.

Qual Aptamil solta o Intestino do Bebê?

A fórmula infantil Aptamil Proexpert Active proporciona alívio para o intestino do bebê diminuindo as cólicas e auxilia na digestão.

Qual Aptamil para intolerantes à lactose?

A fórmula Aptamil ProExpert SL, desenvolvida especialmente para as crianças que possuem essa necessidade específica.

Qual Aptamil para bebês com intolerância à proteína de leite de vaca?

Fórmula Infantil Aptamil Pepti Danone Nutricia. Siga sempre a orientação do médico ou nutricionista e leia o rótulo da embalagem do produto.

O que o Aptamil pode causar?

A fórmula Aptamil, quando não utilizada sob recomendação médica, pode apresentar sintomas no bebê como: indisposição, irritação, constipação intestinal e gases. Além disso, Aptamil não deve ser usado como alimento para crianças, exceto quando seja estritamente prescrito por um profissional de saúde.

Qual a quantidade de fórmula Aptamil para bebê de 1 mês?

Lactentes recém-nascidos possuem uma capacidade estomacal bem reduzida, sendo necessário apenas uma pequena quantidade de leite por vez. Geralmente, de 30 a 60 gramas por mamada é suficiente. Siga as orientações do seu médico.

Conclusão

Agora que você já conhece mais sobre as fórmulas infantis Aptamil, espero que seja mais fácil na hora de escolher qual dar para o seu bebê de acordo com as recomendações do seu médico. Lembre-se sempre que o aleitamento materno é sempre a melhor opção para alimentar o bebê.

Informação importante: Leia sempre os rótulos dos produtos.

É muito importante também, além do que já foi explicado, ter alguns cuidados durante os momentos de fazer a alimentação do bebê.

Confira a seguir, os principais cuidados que você precisa praticar nestes momentos:

  • Lave bem as mãos: na hora de manusear os utensílios esteja sempre com as mãos lavadas;
  • Lavar bem os utensílios de alimentação: mamadeiras e bicos artificiais;
  • Conservação de fórmula preparada: o tempo de armazenamento na geladeira de fórmulas preparadas não pode exceder 48 horas da preparação. Após esse prazo, se o bebê não tomar, jogue-a fora.
  • Conforto do bebê: antes de oferecer a fórmula, verifique se o bebê está confortável como: se a fralda está limpa etc.
  • Embalagem da fórmula: confira sempre se a embalagem que você comprou está lacrada. Caso não possua lacre, não utiliza a fórmula.
  • Aleitamento + Fórmula: se a utilização da fórmula é suplementar a amamentação, existem alguns utensílios que podem te ajudar a tornar a oferta do leite materno mais abundante, mais frequente ou menos dolorosa como as bombas elétricas para tirar leite materno. Inclusive, aqui no blog temos um artigo esclarecendo as principais dúvidas sobre elas. Confira!

Para informações sobre outras fórmulas infantis confira nossos demais artigos no blog Chiquititos e fique por dentro de tudo.

Um abraço e até o próximo post!

Foto Destaque: Shutterstock (Banco de imagens). Os redatores do site Chiquititos não são ligados aos fabricantes dos produtos recomendados. No entanto, publicamos links que contam com programas de afiliados. Texto protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98. Fica totalmente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a devida autorização do autor. Para maiores informações, entre em contato com [email protected]com.br

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Sintomas de Bronquiolite em Bebê Posso usar Vick Vaporub no meu bebê? Brinquedo de Silicone Quebra-cabeça para Bebês Meu Universo 9 Alimentos Proibidos Para Bebês Até 1 Ano de Idade Como Apresentar Alimentos Alergênicos ao Bebê Kit Higiene Bebê: 10 Itens Que Não Podem Faltar Os Primeiros 12 Meses do Bebê Checklist de Exames que Toda Grávida Precisa Fazer Desfralde: o que pode dar errado e não funcionar? Intestino Preso na Introdução Alimentar? Saiba o que fazer.