Aspirador Nasal: Aprenda Como e Quando Usar

aspirador nasal

Um item indispensável na lista de enxoval que auxiliará nos cuidados com a saúde do bebê é o aspirador nasal.

Neste artigo vamos te explicar o porquê, como e quando usar esse produto para ajudar a desobstruir as vias respiratórias nasais da criança.

Você sabe o que é um aspirador nasal?

Os bebês não possuem a capacidade de desobstruir os próprios canais nasais, o que pode ser um grande incômodo ou até causar riscos à saúde.

E como não dá para tirar o muco facilmente, os aspiradores nasais fornecem uma contra corrente de ar que atua na sucção e remoção das secreções acumuladas, sem oferecer risco para o bebê.

O aspirador nasal é bastante usado para fazer a limpeza das vias nasais quando o bebê está gripado.

Basicamente, existem dois tipos de aspiradores nasais disponíveis no mercado, sendo eles:

  • Aspirador Nasal Elétrico: com ele você garante mais praticidade e melhor relação custo benefício no produto. Isso porque, geralmente, estes aparelhos possuem mais tecnologia para oferecer durabilidade, eficiência e conforto.
  • Aspirador Nasal Manual: já este é mais simples mas também cumpre sua função muito bem. Ele funciona por sucção e aspiração.

Melhores Aspiradores Nasais do Mercado em 2022

Aspirador nasal elétrico Incoterm

O aspirador nasal elétrico Incoterm tem certificação pelo INMETRO. Ele remove muco e secreção nasal de forma rápida e fácil ajudando o bebê a respirar melhor.

Aspirador nasal eletrico Incoterm

VANTAGENS:

  • Possui 12 músicas para distrair o bebê durante a utilização
  • Design confortável com ponteira macia para não machucar
  • Fácil montar e desmontar
  • Fácil higienização

DESVANTAGENS:

  • Não há
Ver na Amazon

Aspirador Nasal Physioclean, Chicco

O aspirador nasal Physioclean da marca Chicco elimina as secreções nasais e oferece solução imediata para desentupir o nariz.

Aspirador Nasal Physioclean Chicco Branco

VANTAGENS:

  • Melhor relação custo benefício

DESVANTAGENS:

  • Boca descartável e é necessário ficar comprando mais para utilizar
Ver na Amazon

Aspirador Nasal Manual – Lillo

O aspirador nasal manual da Lillo foi desenvolvido para levar praticidade para as mamães nos cuidados com os seus bebês. Com compressão por bombinha faz a aspiração da secreção do nariz de forma segura e rápida.

71NbNitDMhL. AC SY879 removebg preview

VANTAGENS:

  • Fácil utilização
  • Fácil higienização
  • Durável
  • Boa relação custo benefício

DESVANTAGENS:

  • Não há.
Ver na Amazon

Desentupidor de Nariz Aspirar Baby Likluc

Esse aspirador nasal é perfeito para quem gosta de economizar com produtos de qualidade. Entre as lojas que pesquisamos é o mais bem avaliado e possui ótima relação custo benefício.

Aspirar Baby Aspirador Nasal 1

VANTAGENS:

  • Portátil
  • Fácil limpar e usar
  • Aspiração da secreção por sucção

DESVANTAGENS:

  • Não há.
Ver na Amazon

Para ver outros modelos de aspiradores nasais você pode conferir aqui!

O que considerar antes de escolher o melhor aspirador nasal?

Na hora da compra de um aspirador nasal para usar com o seu bebê, é importante considerar algumas características do produto. Confira a seguir:

  • Confira as recomendações de uso: O aspirador nasal precisa ser usado de acordo com as orientações de uso do fabricante. Por isso, é muito importante antes de comprar o produto, avaliar a idade recomendada e como usá-lo. As recomendações precisam ser respeitadas para que o uso seja feito de forma segura.
  • Verifique o modo de higienização: Facilidade para usar e limpar é o que toda mãe e todo pai quer, não é mesmo? Então, considere como será a limpeza dos componentes do produto.
  • Verifique os recursos do aspirador nasal: A função do aspirador nasal é extrair secreção de gripes e resfriados em bebês e crianças. Mas a forma como isso pode ser feito pode variar de acordo com os recursos do aparelho adquirido.

Perguntas Frequentes

Como usar o aspirador nasal em bebês?

Para usar de forma correta o aparelho aspirador nasal, siga sempre as orientações de uso do fabricante. Para já te orientar como basicamente funciona os tipos de aspirador nasal, confira as orientações abaixo:

  • Como usar o aspirador nasal elétrico?

Coloque a ponta do aparelho na narina do bebê e ligue o aparelho seguindo as orientações de uso. Faz-se uma narina por vez.

  • Como usar o aspirador nasal manual?

Basta encostar o produto na entrada da narina do bebê, apertar a bombinha e soltar. A secreção será sugada.

Quando usar o aspirador nasal?

Pode-se usar o aspirador desde bebê recém-nascido, desde que o aparelho seja recomendado para esta idade. Sempre que o bebê estiver com o nariz entupido por gripe e ou resfriados, o utensílio pode ser usado para desobstruir as narinas e melhorar a respiração da criança.

Como usar soro e aspirador nasal para fazer limpeza no nariz do bebê?

Segure o bebê com a cabecinha bem apoiada, ligeiramente inclinada para trás. Aplique o soro fisiológico na narina a ser limpada (uma por vez) enquanto mantém a outra fechada. Utilize o aspirador nasal para sugar o soro junto com a secreção. Repita o processo do outro lado.

O que fazer quando a secreção da narina do bebê está ressecada?

Pode ser usado soro fisiológico para umidificar as secreções nas narinas da criança, para em seguida usar o aspirador nasal.

Como limpar o Aspirador Nasal do bebê corretamente?

Para realizar a limpeza, basta passar água corrente e morna com sabão no bulbo de borracha ou tubo. Com água dentro, mexa bastante para remover todos os resíduos internos. Feito este processo, aperte até as extremidades para sair todo o sabão, com ajuda de mais água. Para secar, coloque os bocais para baixo, em cima de um pano limpo ou de um copo vazio. 

Conclusão

É importante que para os momentos de limpeza nasal do bebê, você tenha os produtos certos. O aspirador nasal é uma opção essencial para te ajudar nesses momentos.

Agora que você já viu como escolher o melhor aspirador nasal para o seu bebê, selecione o tipo e o modelo que mais gostar para o seu enxoval.

Gostou das dicas? Compartilhe o conteúdo com alguém que você sabe que pode precisar saber.

Leia Também


Foto Destaque: Banco de Imagens do Google. Os redatores do site Chiquititos não são ligados aos fabricantes dos produtos recomendados. No entanto, publicamos links que contam com programas de afiliados.
 Texto protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98. Fica totalmente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a devida autorização do autor. Para maiores informações, entre em contato com [email protected]com.br.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Sintomas de Bronquiolite em Bebê Posso usar Vick Vaporub no meu bebê? Brinquedo de Silicone Quebra-cabeça para Bebês Meu Universo 9 Alimentos Proibidos Para Bebês Até 1 Ano de Idade Como Apresentar Alimentos Alergênicos ao Bebê Kit Higiene Bebê: 10 Itens Que Não Podem Faltar Os Primeiros 12 Meses do Bebê Checklist de Exames que Toda Grávida Precisa Fazer Desfralde: o que pode dar errado e não funcionar? Intestino Preso na Introdução Alimentar? Saiba o que fazer.