Brinquedos Educativos: Guia Completo por Idade (0 a 3 anos)

brinquedos educativos

Os brinquedos educativos são itens essenciais para que uma criança cresça e se desenvolva explorando o máximo da sua capacidade de absorção de aprendizado.

Atualmente as crianças estão tendo acesso aos produtos eletrônicos de forma cada vez mais precoce. Apesar de alguns desses produtos possuírem recursos que possam contribuir para o aprendizado, é fundamental que os pais e responsáveis possam disponibilizar brinquedos educativos não-eletrônicos na primeira infância, pois eles dão apoio para o desenvolvimento cognitivo e social da criança.

Pensando em te ajudar a conhecer o que são os brinquedos educativos e porque eles são tão importantes durante o desenvolvimento dos bebês e crianças, preparamos esse artigo com tudo o que importa a respeito deles. Vem comigo?

O que são Brinquedos educativos?

Os brinquedos educativos são objetos fabricados com base em estudos realizados por profissionais das áreas de psicologia, antropologia e psicopedagogia, e são voltados para ensinar alguma coisa à criança enquanto ela brinca.

Estimular o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas são aspectos importantes que podem ser motivados através de brinquedos educativos.

Quais são os tipos de brinquedos educativos?

Quando se fala em brinquedos educativos surgem três tipos que parecem ser a mesma coisa:

  • os brinquedos educativos
  • os brinquedos pedagógicos
  • e os brinquedos terapêuticos.

No entanto, eles possuem características diferentes, tanto em relação a estrutura física desses modelos, como em relação a forma de utilização e proveito de seus benefícios. Confira a seguir as diferenças entre eles.

Brinquedos educativos

Os brinquedos educativos permitem que as crianças explorem diversas possibilidades de forma independente, ou seja, livre e sem regras. Enquanto brincam, vão descobrindo e aprendendo coisas novas.

Confira 3 exemplos de brinquedos educativos:

Brinquedo Educativo Cubo Didatico com Blocos Merco Toys

Blocos de encaixe

Ver na Amazon
Xilofone Peixinho Buba Multicor

Instrumentos musicais

Ver na Amazon
Centro de Atividades Play Gym Maral Multicor

Centro de atividades

Ver na Amazon

Brinquedos pedagógicos

Os brinquedos pedagógicos favorecem o desenvolvimento de habilidades específicas como alfabetização, conhecimento sobre números, geografia etc. Eles necessitam da orientação de um adulto, ou seja, esses brinquedos possuem regras que exigem mediação e explicações para que a criança interaja de acordo com o objetivo da brincadeira.

Confira 3 exemplos de brinquedos pedagógicos:

Brinquedo para Bebe Galinha Pintadinha Livro Sonora Elka Multicor 1

Livrinhos musicais

Ver na Amazon
Brinquedo Pedagogico Madeira Quebra Cabeca

Quebra-cabeça

Ver na Amazon
Tabuleiro de kit alfabeto

Tabuleiro de kit alfabeto

Ver na Amazon

Brinquedos Terapêuticos

Os brinquedos terapêuticos são voltados para casos específicos em tratamento de crianças. Geralmente são usados como estratégia na redução da tensão, do medo e da dor de crianças durante procedimentos relacionados à saúde, como a realização de curativos, por exemplo.

Os brinquedos terapêuticos auxiliam na comunicação entre a criança e profissionais de saúde onde é possível descobrir informações de forma lúdica e leve. No livro “Ludodiagnóstico: Investigação Clínica Através do Brinquedo” é possível entender como estabelecer um diagnóstico a respeito do funcionamento emocional da criança.

Confira 3 exemplos de brinquedos terapêuticos:

Treino Cerebral Carimbras

Treino Cerebral, Carimbras

Ver na Amazon
Brinquedos de inquietacao sensorial

Brinquedos de inquietação sensorial

Ver na Amazon
Pop It Fidget Toy Brinquedo Anti Stress 2022

Pop It Fidget Toy Brinquedo Anti Stress

Ver na Amazon

Embora os brinquedos terapêuticos e pedagógicos também sejam “educativos” e ensinam algo à criança, assim como os brinquedos educativos, eles são utilizados em ambientes e circunstâncias específicas, enquanto os educativos podem ser disponibilizados a qualquer momento e lugar para a criança brincar.

Quais são os principais benefícios dos brinquedos educativos?

É através das brincadeiras que as crianças descobrem novos mundos e desenvolvem a sua imaginação. Os brinquedos educativos auxiliam no desenvolvimento de diversos sentidos como o tato e a coordenação cognitiva e motora. Os seus principais benefícios são:

  • Estimular a concentração, a atenção e os movimentos físicos
  • Desperta a imaginação
  • Estimula e fortalece a memória
  • Ensinam a compartilhar e trabalhar em equipe
  • Desenvolve a auto estima
  • Estimula o aprendizado da linguagem
  • Auxilia no desenvolvimento do raciocínio e pensamento crítico
  • Auxilia na interação social
  • Ajuda a controlar a força e criar limites

Como escolher os brinquedos educativos certos para cada idade?

Durante o desenvolvimento das crianças é possível apresentá-las a diversos modelos de brinquedos ideais para cada idade. Confira a seguir, alguns exemplos de brinquedos educativos para cada faixa etária, de 0 meses até 3 anos.

Brinquedo educativo para bebê de 0 a 6 meses

Nessa fase, o bebê é estimulado através da visão, audição e tato. Veja só os principais brinquedos educativos para essa idade:

Kit Chocalhos para Bebe 5 pecas Turma Animal

Chocalhos

Ver na Loja
Pais Filhos Mordedor Meu Controle

Mordedores

Ver na Amazon
Mobile Take Along Colecao Meadow Days

Móbiles musicais de berço

Ver na Amazon

Brinquedo educativo para bebê de 6 meses a 1 ano

Nesta fase, o bebê já começa a ser estimulado a reconhecer as cores, começa a movimentação motora, onde ele já quer sentar, começa a engatinhar e, portanto, pode ter acesso a brinquedos educativos mais desafiadores, confira abaixo alguns exemplos:

Tapete Gymini the Forest Deluxe Tiny Love Multicor

Tapetes de atividades

Ver na Amazon
loja chiquititos brinquedo para bebe bloquinhos de silicone educa e diverte img 08

Blocos de montar

Ver na Loja
Girafa Pick a Block Fisher Price Mattel

Brinquedo musical

Ver na Amazon

Brinquedo educativo para bebê de 1 a 2 anos

Nesta fase, as brincadeiras da criança exigem mais atenção, já que ela está na fase de aprender a andar, falar e reconhecer a noção de espaço. Por isso, os brinquedos para essa fase são ainda mais desafiadores, pois devem oferecer muitas possibilidades de exploração. Confira a seguir alguns exemplos de brinquedos educativos ideais para essa fase:

Fisher Price Kit Colecao Como e Bom 1

Livros ilustrados

Ver na Amazon
Andador Atividades Musical Buba Colorido

Andador de empurrar

Ver na Amazon
Mattel Mega Bloks Sacola de 80 Blocos

Brinquedos de montar e desmontar

Ver na Amazon

Brinquedo educativo para criança de 2 a 3 anos

Nessa fase a criança já anda, fala e está cada vez mais ávida por descobrir e viver novas experiências. Ela já entende o funcionamento das coisas, sabe reconhecer as cores e sons, portanto, brinquedos educativos que estimulem cada vez mais estas descobertas são os ideais:

Brinquedo Montessori Torre de Empilhamento Arco iris

Blocos de brinquedos montessori

Ver na Loja
Primeiros Passos Ponei Balanco Bandeirante Branco 1

Cavalinho de balanço

Ver na Amazon
Estrela Brinquedo Educativo Caixa Encaixa a Partir de 1 Ano Multicor

Brinquedos de encaixe e equilíbrio

Ver na Amazon

Perguntas Frequentes

O que diferencia os brinquedos educativos dos brinquedos comuns?

Os brinquedos educativos são objetos que divertem e ensinam ao mesmo tempo. Já o brinquedo comum é voltado unicamente para o lazer.

Qual a importância do brinquedo educativo?

Os brinquedos educativos são aliados fundamentais para o processo de aprendizagem das crianças, pois estimulam o desenvolvimento de habilidades essenciais por meio do brincar.

Estudos confirmam que brinquedos educativos incentiva a criatividade e a comunicação nas crianças. Veja aqui mais informações sobre um estudo realizado no Instituto de Psicologia (IP) por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) acerca do tema.

Quais as melhores marcas de brinquedos educativos?

As maiores marcas de artigos infantis estão antenadas e se preocupando em produzir brinquedos educativos inovadores para chamar a atenção das crianças. Veja a seguir, uma lista com as 10 marcas de brinquedos educativos mais vendidas e bem avaliadas no mercado por consumidores do nicho:

  1. Fisher-Price, Mattel (ver produtos)
  2. Carlu Brinquedos (ver produtos)
  3. Hasbro (ver produtos)
  4. Estrela (ver produtos)
  5. Brincadeira de criança (ver produtos)
  6. Merco Toys (ver produtos)
  7. Cotiplás (ver produtos)
  8. Lego (ver produtos)
  9. Toyster (ver produtos)
  10. Magic Toys (ver produtos)

Onde comprar os melhores brinquedos educativos online?

Nos dias atuais, a maioria das marcas de brinquedos e artigos infantis são vendidas na internet, principalmente em marketplaces. Recomendamos como as lojas mais confiáveis:

  • Magazine Luiza (ver produtos)
  • Americanas (ver produtos)
  • Amazon (ver produtos), onde possui um serviço de Assinatura Prime (assine aqui) que dá frete grátis em milhares de produtos. Além disso, na Amazon você confere as avaliações de clientes reais, o que eles acham do prazo de entrega, do processo de troca e devolução e da qualidade dos produtos. Estes são os melhores indicadores que dão respaldo quanto à qualidade dos itens e da compra em geral, ou seja, na Amazon, você encontra aspectos que te oferecem uma experiência de compra completa e satisfatória.

Qual o melhor brinquedo educativo para autismo?

Os brinquedos educativos são importantes para toda e qualquer criança, mas, especialmente para as autistas. Estes brinquedos tornam os momentos de lazer mais divertidos e naturais, o que facilita o aprendizado das crianças especiais. Não há um brinquedo que seja melhor para autistas e sim, uma variedade de opções que podem ser apresentadas de forma gradual, de acordo com os gostos e fases da criança autista. Clicando aqui, você pode ver diversos brinquedos educativos para autistas e, para mais dicas e sugestões, clique aqui!

Conclusão

Depois dessas informações, é correto afirmar que toda experiência de brincar com brinquedos educativos, brinquedos pedagógicos e brinquedos terapêuticos são atividades que ensinam, que contribuem de forma significativa para o processo de desenvolvimento das habilidades físicas e motoras, assim como da formação de valores morais na personalidade das crianças.

Por isso, é fundamental que os pais, cuidadores ou responsáveis pela criança, disponibilizem esses brinquedos para os pequenos.

Quando se fala em melhores brinquedos educativos, algumas marcas possuem destaque no mercado há muitos anos. A maioria delas, possuem em seu portfólio uma grande variedade de artigos infantis em geral e, não deixam de ter os brinquedos educativos, já que estes estão cada vez mais ganhando espaço entre os consumidores da categoria.

Em tempos de tantas tecnologias digitais, onde as crianças estão tendo acesso a aparelhos eletrônicos atrativos cada vez mais cedo, mais se faz necessário a conscientização da importância dos brinquedos educativos nos lares brasileiros onde tem crianças. Afinal, esses brinquedos oferecem muitos benefícios para os pequenos.

Gostou desse conteúdo? Agora é só escolher qual brinquedo comprar e oferecer ao seu bebê para que ele aprenda e se divirta de forma saudável e criativa. Também recomendamos este artigo: Brincadeiras e brinquedos para bebê de 0 a 3 anos.

Não deixe de compartilhar esse conteúdo com quem você sabe que precisa saber disso.

Leia Também

Imagem Destaque: Freepik. Os redatores do site Chiquititos não são ligados aos fabricantes dos produtos recomendados. No entanto, publicamos links que contam com programas de afiliados. Texto protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98. Fica totalmente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a devida autorização do autor. Para maiores informações, entre em contato com [email protected]com.br.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Sintomas de Bronquiolite em Bebê Posso usar Vick Vaporub no meu bebê? Brinquedo de Silicone Quebra-cabeça para Bebês Meu Universo 9 Alimentos Proibidos Para Bebês Até 1 Ano de Idade Como Apresentar Alimentos Alergênicos ao Bebê Kit Higiene Bebê: 10 Itens Que Não Podem Faltar Os Primeiros 12 Meses do Bebê Checklist de Exames que Toda Grávida Precisa Fazer Desfralde: o que pode dar errado e não funcionar? Intestino Preso na Introdução Alimentar? Saiba o que fazer.