Brinquedos Montessori: o que são e quais seus benefícios para as crianças

criança brincando com brinquedo de empilhar torre geométrica formas coloridas

Primeiramente, é preciso entender que há dois tipos de brinquedos: os que precisam da criança para funcionar e ter utilidade e, os que não precisam.  Os brinquedos Montessori fazem parte do primeiro tipo. São brinquedos educativos e imaginativos que precisam da criança para fazê-lo ser mais que apenas um objeto. Eles contribuem no desenvolvimento de habilidades da criança de acordo com cada idade — a partir dos 8 meses e por toda a infância.

Já os brinquedos que não precisam da criança para terem sua existência validada, são os brinquedos que dão “o show”. Já fazem tudo e distraem as crianças com muita diversão. São aqueles que andam sozinhos, ou possuem música, brilham e rodam e fazem um monte de coisas ao mesmo tempo. Com esses brinquedos as crianças se divertem naquele momento — o que é importante e faz bem para o bebê —, porém, não ensinam e não atendem as necessidades da criança em ter um brinquedo que ao mesmo tempo que diverte, ajuda a desenvolver suas habilidades.

De onde surgiram os brinquedos Montessori

Outra coisa muito importante que precisamos entender é que brinquedos Montessori, é o nome dado a brinquedos produzidos a partir de um método educacional que se chama: Método Montessori.

O Método Montessori foi criado e desenvolvido pela cientista, médica e pedagoga italiana chamada Maria Montessori. Ela deu início a seus estudos com crianças portadoras de deficiência mental e durantes esses estudos, percebeu que a pedagogia auxiliava na resolução de muitos destes problemas.

Para a criadora do método, o mais importante em sua aplicação é a possibilidade criada por sua utilização com foco em uma educação que desenvolva as habilidades da criança de acordo com sua evolução, com liberdade e compreensão. Isso significa que o material utilizado para produzir os objetos ou a prática do método precisa estar aliada ao método como um todo. Por isso, o método montessori possui objetivo educacional.

Para sua prática, envolve-se brinquedos, objetos e uma atenção especial de quem o aplica. A criança é o centro do método, é ela quem vai explorar e fazer as descobertas e o professor/tutor assume o papel de acompanhador desse processo de aprendizado.

O método Montessori é educacional. Existem, inclusive, escolas montessorianas que tem todo o plano pedagógico baseado no método. No entanto, sua influência se espalhou para além dos centros educacionais e há uma gama de brinquedos, móveis e acessórios que as famílias podem ter em casa e já incluir na base educacional das crianças a partir dos 8 meses de vida.

Quais as características do brinquedo Montessori

Brinquedos produzidos baseados na metodologia montessoriana devem ter materiais reais como: vidro, utensílios de madeira, porcelana, metal e representações de animais reais. O porquê disso, é o que faz toda diferença entre um brinquedo Montessori e os demais do tipo “show”.

Ao deixar a criança brincar, manusear um objeto quebrável por exemplo, a consequência esperada é que ela aprenda a desenvolver habilidades necessárias para o cuidado, a atenção para este tipo de material. O intuito é ensinar a criança o sentido de causa e efeito. Ao observar um objeto frágil quebrando, a criança vai entender que aquele material é sensível, que se deve ter cuidado ao manuseá-lo e a partir de então, já entender que se deixar cair vai quebrar.

As representações de animais devem ser as mais reais possíveis. Apresentar para a criança uma ideia de como realmente é o formato dos animais. Seja em que material for, mas que sejam o mais fiel a forma como realmente são, na realidade.

E os objetos e utensílios de madeira educativos, criativos e incrivelmente funcionais para o aprendizado de habilidades dos bebês são os mais populares, em casa. Existem diversos brinquedos educativos para bebês a partir dos 8 meses de vida que são produzidos em madeira, pintados em cores vibrantes e que são essenciais para ajudar no desenvolvimento da criança. Conheça alguns dos brinquedos mais incríveis para se ter em casa e garantir uma ajuda essencial na base educacional do seu bebê.

Brinquedos Montessori para bebês a partir de 4 meses

Nessa fase o bebê já enxerga colorido e tem mais foco para onde olhar. Os chocalhos têm papel importante nesse momento, pois divertem o bebê e podem ser entregues para o neném segurar. Os chocalhos produzidos baseados no método Montessori devem ser parte de madeira e parte de tecido (como crochê).

Veja nesse exemplo que temos na lojinha Chiquititos:

Brinquedos Montessori para bebê a partir de 8 meses

Nessa faixa etária temos a caixa de permanência montessori que é um brinquedo excelente para ajudar no desenvolvimento sensorial dos bebês a partir dessa idade. A caixa possui uma abertura na parte superior, que pode ser em formato de bola ou disco, para o bebê introduzir o objeto e este aparecer dentro da caixa.

A caixa de permanência possui dois modelos, mais populares, onde um possui além da abertura superior uma gavetinha na lateral com puxador — ideal para o bebê praticar o movimento de pinça ao tentar abri-la — e, o modelo sem gaveta. Os dois modelos ensinam a criança que ao colocar o objeto na caixa que tem a gavetinha o objeto some e que, ao colocar o objeto na caixa sem gavetinha o objeto rola para fora.

Conforme o bebê for crescendo, esta brincadeira irá ser completada. Inicialmente o bebê vai só colocar a bola ou o disco. Depois ele vai abrir a gaveta e assim por diante.

Brinquedos Montessori para bebê de 1 a 2 anos

Quando o bebê chega nessa idade já tem controle de seus movimentos e já pode ter acesso a brinquedos educativos Montessori mais desafiadores. Nessa fase, a caixa de permanência terá sido desvendada. O bebê, provavelmente, já entende que ao colocar, por exemplo, a bola na abertura superior e ela desaparece, ao abrir a gavetinha vai encontrá-la. Embora a caixa de permanência seja atemporal onde o bebê ainda tem — e terá por bastante tempo —, interesse em brincar com ela, já pode apresentar mais opções de brinquedos que desafiem a imaginação da criança.

As torres de formas geométricas coloridas são incríveis e ótimos brinquedos para esse momento. Produzida em madeira e pintadas com tinta não tóxica, esse brinquedo vai estimular os sentidos do seu bebê de várias formas. Tudo isso com muita diversão para a criança realmente aprender brincando.

Brinquedos Montessori para bebê a partir de 2 a 3 anos

Os brinquedos montessori para idade a partir de dois a três anos devem seguir a ideia de apresentar ao bebê novas experiências e novos desafios com muita diversão. Os brinquedos que já foram apresentados anteriormente ainda são bem vindos e os novos devem chegar para agregar mais opções de diversão e aprendizado. Então, além de todos os brinquedos montessori que seu bebê já conhece, adquira para sua criança um quebra cabeça. Uma torre de empilhamento que é um dos brinquedos, baseados no método, mais populares.

Tem também como opção ler livros e deixar que o bebê toque na capa, nas folhas e sinta do que é feito enquanto ouve a história.

Quais os benefícios do brinquedo Montessori

Os brinquedos, sem dúvida, são objetos que marcam nossa infância. Sempre tem um brinquedo, ou dois, específico que fica para a história seja só por divertimento ou por algum aprendizado. E na hora de escolher os melhores brinquedos para o desenvolvimento dos seus filhos, papais e mamães, coloquem na lista alguns montessori. E para ajudar você a escolher os melhores, conheça o porquê de os montessorianos serem tão importantes nos primeiros anos de vida da criança.

Os brinquedos montessori são, como já mencionado, educativos. Cada brinquedo trabalha uma habilidade. Os aramados, por exemplo, e todos os demais onde a criança precisa mover peças, trabalham a coordenação motora. Os brinquedos como torres, chamados não estruturados, atuam no estímulo da autonomia. Os de encaixar formas, como um quebra cabeça, e números, estimulam o raciocínio lógico. Os brinquedos com texturas instigam os sentidos.

Então, é compreensível o porquê dos brinquedos montessorianos serem tão populares. Além de divertir o bebê, eles ensinam e ajudam a desenvolver as habilidades sensoriais da criança o que cria uma base de estímulos para colheita de benefícios que refletirá por toda a vida.

Depois de entender quais habilidades podem ser estimuladas no desenvolvimento da criança, segue uma lista com algumas habilidades mais detalhadas:

– Aguçam a memória

– Despertam a imaginação

– Melhoram a linguagem

– Ensinam a compartilhar e a trabalhar em grupo.

– Estimulam a atenção e a concentração

– Aumentam a autoestima e confiança

Agora, com esse artigo que fiz com todo carinho pra você, espero que possa fazer a melhor escolha na hora da decisão de compra de um brinquedo Montessori para o seu bebê.

Se gostou do conteúdo, pode nos deixar seu comentário. Assim como, se ficou alguma dúvida ou queira compartilhar algo conosco, nos escreva.

Confira também:

Artigo produzido por Maria Adrielia @nemcedonemtarde para o Blog Chiquititos. Texto protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98. Fica totalmente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a devida autorização do autor. Para maiores informações, entre em contato com atendimento@chiquititos.com.br.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.