Cadeira de Alimentação de Bebê: as 5 melhores opções do mercado

A cadeira de alimentação de bebê é um item muito importante na hora da introdução alimentar. Quando a alimentação do bebê é feita na cadeira (ou cadeirão) ele entende, desde cedo a importância do momento de cada refeição e que o momento em que ele é colocado na cadeira, é o momento de comer e, além disso, é um item que gera conforto e segurança para o bebê, pois irá se alimentar de forma mais eficiente.

Existem vários modelos de cadeiras de alimentação de bebê no mercado e para saber qual modelo você deve comprar, é importante conhecer suas características e ter boas referências para uma compra ser mais segura.

Mas, qual a função da cadeira de alimentação de bebê? Será que ela é um item realmente útil?

A cadeira de alimentação de bebê tem a função de facilitar o momento da introdução alimentar, onde o bebê é totalmente dependente de ajuda para aprender a comer. Nesta fase, para a maioria das mães, é difícil dar a comida ao bebê sem uma cadeirinha, pois o bebê fica desconfortável e acaba não se sentindo à vontade para experimentar os alimentos. Isto, sem contar a bagunça que é feita, o que gera desconforto para todos os envolvidos na tarefa.

A utilização das cadeirinhas de alimentação durante a infânica, principalmente na introdução alimentar, oferece vários benefícios que são muito importantes para essa fase como: segurança, conforto, inclinação correta da posição do bebê e espaço para colocar o alimento direto na mesinha ou, nos pratinhos com ventosa sobre ela.

Com a cadeirinha ou cadeirão, como é chamada popularmente, essa tarefa ficará mais fácil e segura. Confira a seguir, os principais benefícios de poder contar com uma cadeira de alimentação de bebê.

  • Praticidade:

É muito lindo e emocionante os primeiros momentos da introdução alimentar do bebê, no entanto, com a rotina de fazer essa tarefa várias vezes ao dia, sem ter uma cadeira de alimentação para sentar o neném, pode se tornar muito difícil. Com a cadeira de alimentação você terá muito mais praticidade na realização dessa tarefa.

  • Segurança:

A cadeira de alimentação de bebê é bem mais segura do que o colo da mãe ou da pessoa que a está segurando na hora da alimentação complementar. Nesta fase, o bebê se mexe muito e com a cadeira, ele estará seguro, sentado e com cinto de segurança. Com isto, ele terá mais liberdade para tocar os alimentos e aprender a comer de forma prática e segura.

  • Criação de bons hábitos:

A criança que é educada desde cedo, tende a crescer com estes hábitos formados. A hora das refeições com a família, na mesa, é um desses hábitos que ficarão para sempre como parte da rotina do bebê até sua vida adulta. Além disso, não há melhor forma de ensinar, do que através do exemplo. Ao colocar um bebê como um igual, em uma cadeira de alimentação no mesmo nível de altura que os demais sentados à mesa, ele irá aprender não só o que for lhe ensinado diretamente, mas também através da observação, do que ele vê ao seu redor.

  • Autonomia:

Ao deixar o bebê fazer parte das refeições na mesa, com ele confortável e com liberdade para explorar a nova experiência, isso ajudará em seu desenvolvimento em vários sentidos como, coordenação olho-mão, texturas dos alimentos, habilidade de pegar com mão cheia, movimento de pinça e etc.

Apesar de existirem diversos modelos, as cadeiras de alimentação são, basicamente, de dois tipos: a cadeira (cadeirão) com bandeja que possui regulagem de altura podendo variar dependendo do modelo e, os assentos. Estes são para acoplar a outras cadeiras, possuem estrutura para sentar a criança, e bandeja, geralmente, mais pequenas.

Então, o que deve ser levado em consideração na hora de escolher uma cadeira de alimentação de bebê

Bom, os principais pontos que devem ser observados e levados em consideração na hora de escolher a melhor cadeira de alimentação do seu bebê são: segurança, material e o tamanho.

Quanto à segurança, informe-se sobre o grau de segurança que o item oferece. Quanto ao material, opte sempre por cadeiras feitas com materiais de qualidade e de fácil limpeza. O tamanho é importante levar em consideração devido ao espaço que você possui em casa. Atente-se para o tamanho do seu espaço e qual modelo vai se encaixar nele de forma que o item possa oferecer todos os seus benefícios propostos.

Quais os sinais que os pais devem observar na hora de iniciar a introdução alimentar na cadeirinha

Os sinais de prontidão do bebê para o início da introdução alimentar devem ser observados pelos pais e acompanhados pelo pediatra da criança. É recomendado que o início da introdução alimentar seja a partir dos 6 meses de vida. Porém, isso não é uma regra para todos os bebês, afinal, cada um tem um ritmo de desenvolvimento próprio e pode ser que aos 6 meses o bebê ainda não apresente todos os sinais de prontidão para iniciar a alimentação complementar. E, isso é muito importante observar e respeitar o momento do bebê. Conheça os principais sinais de prontidão do bebê que indica que ele está apto para iniciar a introdução alimentar complementar:

1- O bebê ter firmeza na cabecinha;

2- Sentar-se sozinho sem ajuda;

3- Levar a mão ou objetos à boca;

4- Não ter sinal de protrusão na língua;

5- Demonstrar interesse nos alimentos.

Esses são os principais sinais de prontidão que devem ser observados como indicadores para o início da introdução alimentar e, a certeza que ao utilizar a cadeirinha no momento das refeições, o bebê estará seguro e confortável.

Quais os melhores modelos de cadeira de alimentação de bebê

Agora que você já sabe sobre a importância e utilidade da cadeira de alimentação de bebê, confere só, a lista que preparei para te ajudar a escolher o melhor modelo.

1. Cadeira de Refeição Minla

cadeira de alimentação de bebê

A Cadeira de Refeição Minla é uma cadeira completa. Item super durável que se adapta a cada idade da criança. Sendo um produto com ótimo custo benefício. Além disso, é linda! Com design moderno e acabamento sofisticado.

Ver na Amazon

PRÓS:

  • 6 em 1: Desde o nascimento até os 30kg de peso
  • Redutor acolchoado ergonômico para os pequenos
  • Compartimento com tiras para fixar nas cadeiras como assento de elevação
  • 5 posições de inclinação de assento
  • Cinto de segurança de 5 pontos
  • 06 meses a 7 anos (até 30 kg de peso).

CONTRAS:

  • Não há contras

2. Cadeira de Refeição Jelly Safety 1st

Linda, confortável, de fácil montagem e material fácil de limpar.

Ver na Amazon

PRÓS:

  • 3 em 1: cadeira alta, booster de alimentação e cadeira infantil
  • Portátil, fácil de armazenar e levar
  • Bandeja dupla removível com 3 posições de uso
  • Apoio para os pés removível
  • Barreira entre pernas evita escorregamentos
  • Forração do assento removível e lavável
  • 06 meses a 4 anos (até 25 kg)

CONTRAS:

  • Não há contras

3. Cadeira Papa & Soneca, Burigotto

Como Top 3 temos a Cadeira Papa & Soneca, Burigotto que é muito boa também.

Ver na Amazon

PRÓS:

  • Cinto de segurança de 5 pontos, com regulagem na altura dos ombros
  • Encosto reclinável em 3 posições
  • Bandejas removíveis com travas laterais facilmente acionáveis
  • Estrutura tubular projetada para maior estabilidade
  • Retentor entrepernas
  • Com estampas de monstrinhos coloridos
  • Para bebês de 6 meses a 3 anos (até 15 kg).

CONTRAS:

  • Por ser acolchoado, em algumas regiões, pode esquentar as costas do bebê.

4. Cadeira de Refeição Portátil Pop Cosco

Maravilhosa, fácil de ajustar e transportar.

Ver na Amazon

PRÓS:

  • 3 posições de altura: assento ajustável que acompanha o crescimento da criança
  • Fechamento ultracompacto: fácil de abrir, fechar e transportar com alça incluída
  • Higiênica: bandeja removível e capa lavável
  • Para bebês de 6 meses a 3 anos (até 15 kg).

CONTRAS:

  • A capa da cadeirinha não é impermeável, o que pode dificultar a limpeza após as refeições.

5. Assento Elevatório Para Alimentação Pocket Snack, Chicco

Para finalizar a lista, em quinto lugar temos o Assento Elevatório Para Alimentação Pocket Snack, Chicco que pode ser acoplado em outras superfícies.

Ver na Amazon

PRÓS:

  • Super compacto: quando fechado fica com apenas 10cm de profundidade
  • Altura ajustável em 3 posições para acompanhar o crescimento do bebê
  • Bandeja removível que permite o uso mesmo longe da mesa
  • Cinto de 3 pontos
  • Alça para transporte
  • 06 meses a 3 anos (até 15 kg).

CONTRAS

O espaço da bandeja é pequeno, suficiente para a comida ser servida nela mesma, sem pratinhos.

E aí, gostou das dicas? Aqui na Chiquititos não vendemos este item, mas basta clicar nas imagens de cada cadeirinha e você será redirecionada para o site da Amazon. O intuito do artigo foi informar, pois sabemos que a cadeirinha de alimentação na hora da introdução alimentar pode fazer muita diferença na aceitação dos alimentos pelo bebê. Isto, porque ele ficará mais confortável para embarcar na nova experiência.

Lembrando que qualquer dúvida você pode escrever pra gente, comentar no post e compartilhar conosco suas ideias.

Artigos relacionados

Artigo produzido por Maria Adrielia @nemcedonemtarde para o Blog Chiquititos. Texto protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98. Fica totalmente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a devida autorização do autor. Para maiores informações, entre em contato com atendimento@chiquititos.com.br.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.