Copo de Transição: 10 Melhores Opções Para Seu Bebê (Philips Avent, Nuk, Buba)

copo de transição

O copo de transição é um item da lista de enxoval essencial para alguns bebês em momentos como desmame, seja do peito ou da mamadeira, e para lactentes que precisam de complemento alimentar a partir dos 6 meses.

Se você está em busca do copo de transição ideal, confira esse artigo que preparamos com muito carinho para te ajudar a entender como escolher o melhor para o seu bebê.

O que é um copo de transição?

O copo de transição é um utensílio que serve para ajudar bebês a se adaptarem a tomar água, leite e sucos na fase onde é necessário a transição do peito da mãe e/ou da mamadeira e complementação alimentar. Pode ser fabricado de diversos materiais como por exemplo: o plástico, o silicone e até mesmo o bambu.

Tipos de copo de transição

Os copos de transição estão disponíveis no mercado em seis modelos principais. Estes podem sofrer variações nas cores, nos formatos e tamanhos. Confira a seguir as principais características de cada um.

Copo de transição 360º

copo de transição
NUK Magic Copo Antivazamento 360° Boy

Esse tipo de copo não possui bico, ou seja, o bebê já toma a bebida diretamente da borda do copo como um copo comum, graças ao seu sistema antivazamento o copinho não vaza. Confira as vantagens e desvantagens do copo de transição 360º.

Vantagens:

  • Sistema antivazamento 360º
  • Sem bico e sem canudo
  • Modelos com e sem alças
  • Design moderno

Desvantagens:

Não há

Copo de transição com canudo

loja chiquititos copo de silicone com canudinho alimentacao de bebe img 06
https://chiquititos.com.br/loja/copo-silicone-canudinho/

Esse tipo de copinho de treinamento não possui bico. Em vez disso, ele tem um canudinho onde o bebê pode fazer a sucção do líquido no recipiente. Confira as vantagens e desvantagens desse tipo de copo de transição.

Vantagens:

  • Permite uma sucção fácil e moderada
  • Seguro antivazamentos

Desvantagens:

  • Requer atenção com a higiene para que não acumule sujeira no canudinho

Copo de transição com válvula

copo de transição

Esse tipo de copo permite que o fluxo de saída seja escolhido entre, antivazamento e fluxo livre. Para isso, basta retirar a válvula para que o líquido passe livremente pelo bico ou, colocar a válvula para que o fluxo do líquido seja controlado. Confira as vantagens e desvantagens do copo de transição com válvula:

Vantagens:

  • Copo com bico macio e de silicone
  • Válvula para controle de fluxo integrada
  • Design prático
  • Modelos variados

Desvantagens

  • Requer uma atenção a mais para manter a válvula ativa de acordo com o fluxo que deseja ter no copinho de transição.

Copo de transição com alça

Loja Chiquititos Copo de Silicone com Alças Infantil 125 mL
https://chiquititos.com.br/loja/copo-aberto-infantil-alcas/

Esse tipo de copinho de transição oferece mais autonomia à criança, pois ela mesma pode segurar o copo. A maioria das alças são ergonômicas, adaptadas para serem confortáveis e ideais para as mãozinhas do neném. Confira as principais vantagens desse tipo de copinho de treinamento:

Vantagens:

  • Alças ergonômicas
  • Boa relação custo benefício
  • Acessível: onde comprar e preço

Desvantagens:

  • Alguns modelos requer uma atenção maior com a higiene devido a alça ficar grudada no copo. Com o tempo pode acumular sujeira.

Copo de transição com colher dosadora

copo de transição

Esse tipo de copo de transição tem uma colher dosadora na tampa. Esse item é perfeito para iniciar a transição do peito e da mamadeira pois permite uma mudança na rotina de forma gradual. Confira as vantagens e as desvantagens da colher dosadora.

Vantagens:

  • É 2 em 1: Copo e colher dosadora
  • Tampa protetora e higiênica
  • Perfeita para levar em viagens
  • Livre de BPA

Desvantagens:

  • Requer atenção, pois a colher pode liberar uma quantidade maior do que o necessário para a boca do bebê.

Copo de transição com sistema antivazamento

copo de transição

Esse tipo de copinho de transição evita que os líquidos derramem. Esse sistema pode ser usado em outros tipos e modelos de copos da categoria. Confira as vantagens e desvantagens do copo de transição antivazamento.

Vantagens:

  • A vantagem desse tipo de copinho é a função antivazamento. Dessa forma, o bebê fica seguro ao tomar qualquer líquido sem o risco de derramar as bebidas.
  • Praticidade para usar
  • Modelos variados
  • Design moderno

Desvantagem

  • Não há.

Esses são os principais tipos de copo de transição. A partir deles, há diversos modelos disponíveis no mercado.

Top 10 melhores copinho de transição em 2022

Copo Dinossauro 300 ml Philips Avent Rosa 2

Copo Dinossauro 300 ml, Philips Avent, Rosa

Ver na Amazon
Copo Bico Silicone Easy Sip 260 ml Philips Avent 2

Copo Bico Silicone Easy Sip 260 ml, Philips Avent

Ver na Amazon
Caneca Antivazamento Magia Lillo Verde 2

Caneca Antivazamento Magia – Lillo, Verde

Ver na Amazon
NUK Magic Copo Antivazamento 360° Boy 230 ml Azul 2

NUK Magic Copo 360° Boy, 230 ml, Azul

Ver na Amazon
Copo Treinamento 360o com Alca modelos variados 2

Copo Treinamento 360º com Alça

Ver na Amazon
Copo Dino Com Alca Rosa Buba Rosa 2

Copo Dino Com Alça Rosa, Buba, Rosa

Ver na Amazon
Buba Colher Dosadora Rosa 2

Buba Colher Dosadora, Rosa

Ver na Amazon

O que considerar na hora de escolher um copo de transição?

Na hora de escolher o copo de transição ideal para o seu bebê é importante levar em consideração algumas informações para que a sua decisão seja a melhor. Analise os requisitos abaixo, antes de comprar um para o seu bebê.

  • O material de fabricação: Os copinhos de transição, assim como os pratinhos e recipientes que fazem parte da categoria introdução alimentar, devem ser produzidos com material atóxicos. Portanto, sempre verifique se o copo que você gostou é livre de BPA e Bisfenol.

Veja aqui mais informações sobre isso!

  • Considere o tipo do copinho de treinamento: Os tipos de copinhos de transição estão disponíveis no mercado em diversos modelos. Alguns são voltados para idades específicas, portanto, na hora de selecionar um desses considere o tipo que será ideal para a fase do seu bebê. O tipo de bico, se tem alça, se é ergonômico, se tem sistema antivazamento, etc.
  • Recomendação de uso: Avalie as recomendações de uso do copinho de treinamento. Veja para qual idade é indicado, como conservar e limpar, etc.
  • A capacidade do copo de transição: Há copos de transição com capacidades variadas. Portanto, analise o quanto cabe de líquido no copo para que sua compra seja assertiva. Um copo com capacidade maior em ml pode durar mais tempo, por exemplo, pois dá para servir desde pequenas quantidades de líquidos, quando o bebê é pequeno, a quantidades maiores de acordo com suas necessidades exigidas pelo seu crescimento.

Perguntas Frequentes

Por que usar copo de transição?

O copo de transição é um recurso que auxilia os pais, cuidadores e responsáveis pela criança, no momento da transição alimentar. Eles estimulam habilidades cognitivas e motoras, contribuindo assim para um desenvolvimento saudável do bebê.

Por que os copinhos de transição de silicone são os melhores?

Devido ao material de fabricação do material de silicone com grau alimentício, ou seja, livre de BPA. Além disso, o material é macio, confortável ao toque da boca e das mãos do bebê.

Qual a diferença entre copo de transição e copo de treinamento?

O copo de transição é um produto para tornar o momento em que o bebê precisa tomar leite materno ou leite de fórmula infantil, em casos onde há necessidade, geralmente a partir dos seis meses. O copo de treinamento tem a mesma função, ou seja, é o mesmo produto que é chamado por nomes diferentes.

Qual a quantidade de água um bebê de seis meses deve tomar?

Segundo médicos profissionais pediatras, assim como a Sociedade Brasileira de Pediatria, não se deve dar água ou sucos para bebês com menos de um ano. No entanto, em alguns casos onde a criança utilize fórmulas lácteas, por exemplo, pode haver essa necessidade. Portanto, consulte o seu pediatra para mais informações.

Qual a melhor marca de copo de transição?

Dentre as marcas mais vendidas e bem avaliadas nas principais lojas estão:

Qual o copo ideal para bebê de seis meses?

Os copos de treinamento para transição são recomendados para usar a partir dos seis meses do bebê: para leite materno e fórmula. O copinho ideal vai ser o tipo que combine com o nível de desenvolvimento da criança. Por exemplo:

Pais que desejam ser diretos nos ensinamentos aos seus filhos, sendo que estes apresentam os sinais de prontidão para isso, optam por copo de transição 360º. Porém, em casos onde a criança não apresenta os sinais de prontidão, o copo de transição ideal é o de bico de silicone com alça.

Qual é o melhor copo para introdução alimentar?

Os copos de transição da loja Chiquititos são muito vendidos e bem avaliados. Por serem de silicone ou bambu, se tornam produtos totalmente seguros para os bebês tanto em relação ao seu material que é livre de BPA (material tóxico encontrado em itens de plástico) como em relação a antivazamentos. Veja um exemplo dos modelos mais vendidos na loja:

Qual o melhor copo para criança de 3 anos?

Para crianças maiorzinhas o copo ideal é um que seja igual ou parecido com um copo comum. Nessa idade, a criança deve aprender (saber) tomar líquidos em copos comuns. No entanto, caso seja necessário um copo infantil, o copo de treinamento 360º é o mais indicado.

Pode dar leite no copo de transição?

Para ofertar leite materno ou leite de fórmula em copos de transição é necessário seguir as recomendações de uso do fabricante. Adquira o produto certo para a idade do bebê e tudo certo.

Como ensinar o bebê a usar o copo de transição?

Quando chegar o momento de apresentar o copo de transição ao bebê confira as orientações abaixo:

  1. Seja o exemplo: os bebês são observadores e aprendizes, por isso, vão querer imitar o seu comportamento, querer pegar os objetos que você pega, comer o que você come, etc.
  2. Ensine como funciona: explique para o bebê o que ele precisa fazer, como ele deve usar o copinho de treinamento.
  3. Seja paciente: insista com calma, em horários diferentes até que o bebê aprenda a usar o copo de transição.
  4. Adquira mais de uma opção de copinho de treinamento: é importante que você dê opções ao bebê. Nada exagerado, mas pelo menos duas opções de copinho são importantes para que o bebê possa ter outra opção no caso de não gostar de uma. E assim, não desistir de querer experimentar o item.

Conclusão

Muitas mães não sabem qual é o melhor copinho de transição, ou quando é a hora certa que já pode começar a usar com o bebê. Por isso, esse artigo pode te ajudar com suas dúvidas.

Para mais conteúdos relacionados à lista de enxoval e produtos para introdução alimentar, confira o site Chiquititos. Temos o blog com muitas informações essenciais e também temos a loja, com muitos produtos para a IA do seu bebê.

Leia Também

Imagem Destaque: Shutterstock. Os redatores do site Chiquititos não são ligados aos fabricantes dos produtos recomendados. No entanto, publicamos links que contam com programas de afiliados. Texto protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98. Fica totalmente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a devida autorização do autor. Para maiores informações, entre em contato com [email protected]com.br.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Sintomas de Bronquiolite em Bebê Posso usar Vick Vaporub no meu bebê? Brinquedo de Silicone Quebra-cabeça para Bebês Meu Universo 9 Alimentos Proibidos Para Bebês Até 1 Ano de Idade Como Apresentar Alimentos Alergênicos ao Bebê Kit Higiene Bebê: 10 Itens Que Não Podem Faltar Os Primeiros 12 Meses do Bebê Checklist de Exames que Toda Grávida Precisa Fazer Desfralde: o que pode dar errado e não funcionar? Intestino Preso na Introdução Alimentar? Saiba o que fazer.