Kit alimentação infantil de bambu x plástico: qual escolher?

Prato de bambu com alimentos Introdução alimentar do bebê

Na hora de escolher o kit alimentação infantil para o bebê sempre surgem dúvidas quanto ao que é melhor para a saúde e adaptação dele nesta fase tão importante. Neste artigo, falo da diferença entre os produtos feitos com bambu e plástico e com isso, espero ajudar a você nessa decisão.

Os produtos de plástico: os vilões da humanidade

Plástico Os Vilões da Humanidade

Os produtos de plástico são demasiadamente utilizados em nossa sociedade desde a década de 50. Estima-se que cada pessoa, em média, utiliza cerca de 60 quilos desse material por ano. Infelizmente, a maior parte de todo esse plástico é descartado em nossos oceanos. Além de fazer mal ao planeta, acabam fazendo muito mal à saúde humana.

Você sabia que pratinhos, copos e talheres de plástico liberam toxinas prejudiciais à saúde? E quando ofertamos a alimentação da criança neste tipo de recipiente podem gerar riscos como ruptura hormonal, diminuição da capacidade de atenção e hiperatividade?

Existem outras alternativas mais seguras e sustentáveis para fazer a introdução alimentar do bebê. Hoje quero te apresentar os pratos e talheres de bambu. Com eles você tem um material seguro para servir a alimentação ao seu bebê e ainda, ajudar o meio ambiente.

Para lhe ajudar a entender perfeitamente do que estou falando, escrevi este artigo esclarecendo as principais dúvidas que as mamães têm na hora de escolher os utensílios para a introdução alimentar.

Primeiro, vou explicar o que é o bambu e porque ele é tão fantástico. Segundo, vou deixar claro quais as diferenças entre os utensílios de bambu e os de plástico. E terceiro, deixar as melhores dicas de produtos incríveis para você fazer sua escolha de forma segura e, que lhe deixe satisfeita.

O que é o bambu e quais os benefícios de sua utilização em kits de alimentação infantil

Plantação de bambu

O bambu é uma planta que é nativa da Índia e pertence ao grupo das gramíneas. Possui caule que pode atingir cerca de vinte metros de altura. Estes caules são extremamente resistentes e podem ser utilizados para a produção de diversos objetos como instrumentos musicais, cestos, móveis, utensílios alimentares e até na construção civil.

A partir dessa planta também é possível produzir a fibra de bambu que assim como o algodão ou o linho, é uma matéria vegetal versátil e poderosa. Os produtos fabricados com esta fibra possuem atributos respiratórios e antibacterianos.

Quando falamos em kit alimentação de bambu infantil, temos que deixar claro que esse produto é para quem pensa em um futuro melhor para a saúde física do seu bebê e também, para que ele possa viver em um mundo melhor quando crescer.

Qual mãe ou pai não deseja que seu bebê possa ser saudável e feliz durante sua jornada? Esses pais também sabem, ou deveriam saber, que a responsabilidade de formar uma base educacional e cuidar do ambiente onde o bebê será criado é importante. E o que isto inclui?

Bom, muitas coisas. Tantas, que não vou citá-las todas. Mas vou falar das básicas como oferecer uma introdução alimentar saudável, ter cuidado e sabedoria na hora de ofertar os melhores brinquedos que divertem e ensinam, de buscar incansavelmente oferecer o melhor para o seu neném em todas as áreas. E, na hora da introdução alimentar, que é uma das fases, senão a mais importante da vida do seu bebê a escolha dos melhores utensílios contribui e muito para um caminho saudável e cheio de recompensas no futuro.

O kit alimentação infantil de bambu é uma das alternativas mais seguras. Você cuida da saúde da criança e ajuda a reduzir a poluição por estar consumindo um produto de fonte sustentável.

Kit alimentação de bambu versus kit alimentação de plástico

O ano é 2021. É difícil não saber o estado do nosso planeta nos dias atuais. Uma era que, mesmo engatinhando, caminha rumo a um futuro digital onde a informação está em todo lugar. Uma era onde, mais do que nunca, pensar no futuro é sinônimo de incertezas. Ao mesmo tempo, o acesso a essas tantas informações nos abre os olhos e mente para o que é bom e ruim.

Nesta era, não dá para usar como desculpa a desinformação para não fazer o que é certo e o que faz bem na hora de preparar o seu bebê para esse mundo. A começar pela alimentação, que precisa ser a melhor possível tanto na qualidade dos alimentos quanto na qualidade dos utensílios usados desde a introdução alimentar.

Uma das perguntas mais frequentes que recebemos em nossos canais de atendimentos da loja Chiquititos é: os pratos de bambu são mais seguros para o bebê do que os pratinhos de plástico?

A resposta é, sim! Os pratos, talheres e utensílios de bambu são, com certeza, mais seguros do que os mesmos itens de plástico. Quer saber por quê?

Para a produção dos kits de alimentação de plástico são necessários vários componentes químicos como BPA, BPS, ftalatos e até mesmo PFAS. O BPA é um produto usado no processo de produção para endurecer o plástico, confira os possíveis danos que ele pode causar à saúde:

  • Enfraquece o sistema imunológico
  • Contribui para baixo peso infantil
  • Ruptura do hormônio tireoidiano
  • Prejudica o desenvolvimento do cérebro
  • Asma

Quanto aos outros materiais, estudos associam vários problemas de saúde, de curto e longo prazo, devido à sua exposição. Os problemas causados podem ser desde reações alérgicas e irritações, até problemas mais graves como aumento de risco de câncer de mama, de doenças cardiovasculares, danos aos rins, danos no sistema reprodutor e ao fígado, entre outros. É comprovado que esses componentes contaminam os alimentos que tocam.

E quanto aos produtos feitos de bambu, o que os fazem ser melhores e mais saudáveis?

É porque para sua produção, estes pratos, talheres e utensílios de bambu não precisam dos mesmos produtos químicos que são necessários para produção dos produtos de plástico. Os fabricantes usam materiais à base de plantas — em vez de petróleo — para fabricar os itens em bambu. São produtos livres de materiais tóxicos.

Conheça os benefícios dos produtos de bambu:

  • Não possui componentes tóxicos
  • Macios e leves (se um pratinho cair no seu piso, este não será marcado)
  • Resistentes
  • Biodegradáveis
  • Antibacterianos

Com os pratos de bambu, por exemplo, você garante uma alimentação saudável para o seu bebê, sem adição de componentes do item aos alimentos que nele for servido.

Quais são os tipos de kits alimentação infantil de bambu para introdução alimentar

Os produtos de bambu produzidos especialmente para esta fase tão importante na vida do bebê são tão incríveis que são de encher os olhos. São feitos para atender a real necessidade de muitos pais que enfrentam várias dificuldades na hora de iniciar a introdução alimentar da criança.

Veja a seguir os principais itens para introdução alimentar de bambu que temos disponíveis na lojinha Chiquititos:

Pratos e tigelas de bambu com ventosa de sucção

Kits com prato de bambu com estilo de bichinhos e talheres

Confira o lançamento Prato de Bambu Nuvem

Temos também o nosso Kit de Introdução Alimentar Campeão de Vendas da Chiquititos, que traz um mix de produtos de silicone e bambu.

Sem dúvida, o momento de introduzir alimentos variados para o bebê é um momento que gera muitas sensações. Muitas delas incríveis e maravilhosas e outras tão desafiadoras que gera muita insegurança. Por isso, na introdução alimentar, poder contar com itens que sejam seguros e confiáveis é fundamental para gerar uma experiência boa e sadia para os pais e principalmente para o bebê.

Pensando na qualidade e segurança dos produtos que ofertamos na Chiquititos, optamos por não disponibilizar nenhum produto de plástico para introdução alimentar. Nossos produtos são de silicone, produzidos com materiais não tóxicos, e estamos expandindo a oferta de produtos feitos com bambu.

Espero que esse artigo possa ter ajudado a esclarecer possíveis dúvidas e te ajude a fazer a melhor escolha na hora de adquirir um kit alimentação de bambu para o seu bebê.

Se você gostou desse artigo, esperamos que também goste desses:

Estamos à disposição para receber seu comentário com dúvidas, elogios e informações que queira compartilhar conosco.

Artigo produzido por Maria Adrielia @nemcedonemtarde para o Blog Chiquititos. Texto protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98. Fica totalmente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a devida autorização do autor. Para maiores informações, entre em contato com atendimento@chiquititos.com.br.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.