Leite NAN: Conheça Cada Tipo e Para Que Serve

Leite NAN Conheça Cada Tipo e Para Que Serve (Guia Completo) iStock-898344338

O leite NAN para muitas mães que não podem amamentar, seja por qualquer motivo, é a fórmula infantil mais popular para suprir as necessidades do bebê. Porém, é importante conhecer o que é esta fórmula, para que ela serve, se há diferenças entre elas para cada fase da criança e assim poder oferecer ao bebê uma alimentação nutritiva e que não seja prejudicial a sua saúde e desenvolvimento.

Neste artigo você vai conhecer tudo sobre o leite NAN, desde os benefícios do uso assim como também os possíveis problemas que pode causar ao bebê.

Todas essas informações são fundamentais para o conhecimento dos pais para o momento de ofertar a alimentação do bebê e, dessa forma, ela seja realizada da maneira menos prejudicial possível, para que ele cresça saudável.

O Que é o Leite NAN e Para que Serve?

O leite NAN, é uma fórmula infantil para lactentes que foi produzida pela Nestlé. O leite NAN, possui baixo teor de sódio, é sem açúcar, glúten e aromatizantes. O NAN serve para substituir o leite materno, em casos onde a mãe não pode amamentar, ou suplementar a alimentação do bebê, nos casos onde a mãe produz pouco leite.

Nota importante: o melhor leite para o bebê é o leite materno e antes de ofertar o leite NAN para o bebê, ou qualquer outra fórmula infantil, consulte um médico pediatra.

Quais os tipos de Leite NAN?

Existem leites NAN específicos para cada idade do bebê. E saber disso é muito importante para que a alimentação ou suplementação do seu filho seja feita de forma menos prejudicial à criança.

Confira a seguir os tipos de Leite NAN, suas características e para qual idade são recomendados.

O leite NAN é fabricado para cada fase da criança. Para os recém nascidos assim como lactentes intolerantes a lactose, bebês prematuros, bebês que sofrem com problemas de constipação, etc. Há opções de NAN específicos para cada situação que demanda um produto que atenda a estas necessidades.

Confira abaixo as opções de fórmula infantil NAN para bebês com características e necessidades diferentes mais comuns no mercado:

Fórmula infantil NAN para lactentes intolerantes à lactose

É comum que alguns bebês ao iniciarem uma alimentação com alimentos com derivados do leite apresentem intolerância à lactose. Isso ocorre causando algumas reações no corpo do bebê como vermelhidão, diarreia e cólicas. É muito importante levar o bebê ao pediatra para que seja feito um diagnóstico e passado a dieta correta para o bebê.

Veja a seguir a fórmula Infantil da Nestlé para esses casos:

Fórmula Infantil Leite S.L. NAN

Essa fórmula infantil é própria para bebês que já foram diagnosticados com intolerância à lactose. Ele também possui todos os nutrientes necessários para suprir as necessidades do bebê de 0 a 12 meses.

Formula Infantil Nestle Leite S.L. NAN
  • Fórmula Infantil para Lactentes e de seguimento para lactentes destinada a necessidades dietoterápicas específicas com restrição de lactose. Com DHA, ARA e Nucleotídeos.
  • Tamanho: 400g
  • Sabor: leite
  • O produto não contém glúten
Ver na Amazon

Importante: Este produto não deve ser usado para alimentar crianças, salvo sob indicação expressa de médico ou nutricionista. O aleitamento materno evita infecções e alergias, e é recomendado até os 2 anos de idade ou mais. O aleitamento materno evita infecções e alergias, e fortalece o vínculo entre mãe e filho.

Ingredientes:

Maltodextrina, oleína de palma, proteína de soro de leite*, óleo de canola, óleo de coco, caseinato de potássio*, minerais (citrato de cálcio, cloreto de potássio, citrato sódico, fosfato de cálcio dibásico, fosfato de cálcio tribásico, cloreto de magnésio, sulfato ferroso, sulfato de zinco, sulfato de cobre, iodeto de potássio e sulfato de manganês), óleo de girassol, lecitina de soja, vitaminas (L-ascorbato de sódio, bitartarato de colina, nicotinamida, D-pantotenato de cálcio, acetato de DL-α-tocoferila, riboflavina, tiamina mononitrato, acetato de retinila, cloridrato de piridoxina, ácido N-pteroil-L-glutâmico, filoquinona, D-biotina, colecalciferol, meso-inositol e cianocobalamina), óleo de crypthecodinium cohnii , óleo de mortierella alpina , nucleotídeos (citidina 5-monofosfato, sal dissódico de uridina 5-monofosfato, adenosina 5-monofosfato, sal dissódico de guanosina 5-monofosfato), L-carnitina, taurina e regulador de acidez hidróxido de potássio. *Fonte proteica.

Prós:

  • Fácil preparação
  • Validade de longo prazo

Contras:

  • O valor é considerado um pouco caro, para muitos pais, e a embalagem é de apenas 400 g.

Fórmula infantil NAN para bebês com alergia a proteína do leite da vaca

Um dos alimentos mais comentados no universo da introdução alimentar como super alergênico é o leite de vaca. A alergia à proteína do leite da vaca é muito comum na introdução ou suplementação alimentar dos bebês. Por isso, grandes marcas que produzem fórmulas infantis se preocuparam em fazer um produto que atendesse a essa necessidade.

Em casos onde o lactente possui esse problema, é recomendado que seja ofertado fórmulas com proteína da soja. No entanto, em alguns casos o bebê pode apresentar alergia a esta fórmula também por isso, é fundamental que essa orientação seja feita por um profissional de saúde.

Veja a seguir a fórmula Infantil da Nestlé para esses casos:

Fórmula Infantil Nestlé NAN Soy

Formula Infantil Nan Soy 800g
  • Fórmula infantil para lactentes e de seguimento para lactentes à base de soja. Com DHA e ara. Não contém leite ou produtos lácteos. Não contém glúten.
  • Tamanho: 800g
  • Sabor: leite
  • O produto não contém glúten
Ver na Amazon

Importante: Este produto não deve ser usado para alimentar crianças, salvo sob indicação expressa de médico ou nutricionista. O aleitamento materno evita infecções e alergias, e é recomendado até os 2 anos de idade ou mais. O aleitamento materno evita infecções e alergias, e fortalece o vínculo entre mãe e filho.

Ingredientes:

Maltodextrina, proteína isolada de soja*, oleína de palma, óleo de soja, óleo de coco, minerais (fosfato de cálcio, citrato de cálcio, cloreto de potássio, fosfato de magnésio dibásico, citrato de potássio, cloreto de sódio, sulfato de zinco, sulfato ferroso, sulfato de cobre e iodeto de potássio), óleo de cártamo, vitaminas (L-ascorbato de sódio, cloreto de colina, acetato de DL α-tocoferila, nicotinamida, D-pantotenato de cálcio, riboflavina, acetato de retinila, cloridrato de piridoxina, tiamina mononitrato, ácido N-pteroil- L-glutâmico, filoquinona, D-biotina, colecalciferol e cianocobalamina), L-metionina, óleo de , óleo de Crypthecodinium Cohnii, Mortierella alpina, óleo de girassol, lecitina de soja, taurina, L-carnitina e regulador de acidez hidróxido de potássio.

Prós:

  • Não contém proteína do leite de vaca
  • Não contém glúten

Contras:

  • Não há.

Fórmula infantil NAN para lactentes que apresentam regurgitação ou refluxo

O refluxo em bebês é um sintoma causado pelo retorno do alimento ingerido. Popularmente conhecido como golfada, o refluxo ou regurgitação é comum e, geralmente, não causa problemas graves. Porém, alguns bebês podem apresentar estes sintomas de forma excessiva, por isso é importante, nestes casos, oferecer a fórmula específica que atende essa necessidade.

Veja a seguir a fórmula Infantil NAN da Nestlé para esses casos:

Fórmula Infantil, Nan A.R.

Formula Infantil Nan A.R.
  • Fórmula infantil para lactentes e de seguimento para lactentes de 0 a 12 meses de idade. Com dha e ara. Não contém glúten.
  • Tamanho: 800g
  • Sabor: leite
  • O produto não contém glúten
Ver na Amazon

Importante: Este produto não deve ser usado para alimentar crianças, salvo sob indicação expressa de médico ou nutricionista. O aleitamento materno evita infecções e alergias, e é recomendado até os 2 anos de idade ou mais. O aleitamento materno evita infecções e alergias, e fortalece o vínculo entre mãe e filho.

Ingredientes:

Soro de leite desmineralizado, amido, oleína de palma, leite desnatado, óleo de palmiste, óleo de canola, lactose, óleo de milho, minerais (citrato de cálcio, cloreto de magnésio, citrato de potássio, cloreto de sódio, fosfato de cálcio dibásico, sulfato ferroso, sulfato de zinco, sulfato de cobre, sulfato de manganês, iodeto de potássio, selenato de sódio), maltodextrina, óleo de peixe, vitaminas (L-ascorbato de sódio, bitartarato de colina, mio-inositol, acetato de DL-α-tocoferila, nicotinamida, D-pantotenato de cálcio, tiamina mononitrato, acetato de retinila, cloridrato de piridoxina, riboflavina, ácido N-pteroil-L-glutâmico, fitomenadiona, D-biotina, colecalciferol e cianocobalamina), L-fenilalanina, óleo de Mortierella alpina, taurina, L-histidina, L-carnitina, emulsificante lecitina de soja e reguladores de acidez hidróxido de potássio e ácido cítrico.

Prós:

  • Ajuda a controlar a regurgitação
  • Fórmula leve e nutritiva

Contras:

  • Não há.

Fórmula infantil NAN para lactentes com problemas de constipação

A constipação em bebês pode ocorrer devido a alimentação da mãe, que o amamenta, ou da fórmula infantil que ele está consumindo. A prisão de ventre, causa dores abdominais e irritabilidade que faz o neném sofrer para evacuar.

Confira a seguir a fórmula Infantil NAN da Nestlé para esses casos.

Fórmula Infantil, Nan Comfor 1

O Nan Comfor 1 é indicado para bebês de 0 a 6 meses e possui em sua composição fibras solúveis e insolúveis que ajudam a melhorar a constipação intestinal no bebê. Então pode ser indicado tanto para bebês 100% saudáveis como para bebês que já tenham algum problema intestinal diagnosticado. Consulte seu pediatra antes de oferecer o NAN para o seu bebê.

NAN Comfor 1 Formula Infantil 400g
  • Lactentes de 0 a 6 meses de idade
  • Com prebióticos, dha, ara e nucleotídeos
  • O produto não contém glúten
Ver na Amazon

Importante: Este produto não deve ser usado para alimentar crianças, salvo sob indicação expressa de médico ou nutricionista. O aleitamento materno evita infecções e alergias, e é recomendado até os 2 anos de idade ou mais. O aleitamento materno evita infecções e alergias, e fortalece o vínculo entre mãe e filho.

Ingredientes:

Soro de leite desmineralizado, lactose, oleína de palma, leite desnatado, óleo de palmiste, óleo de canola com baixo teor erúcico, galactooligossacarídeos, óleo de milho, sais minerais (citrato de cálcio, citrato de potássio, cloreto de cálcio, fosfato de sódio, cloreto de magnésio, cloreto de sódio, sulfato ferroso, sulfato de zinco, sulfato de cobre, sulfato de manganês, iodeto de potássio e selenato de sódio), frutooligossacarídeos, maltodextrina, óleo de peixe, vitaminas (L-ascorbato de sódio, acetato de DL-alfa-tocoferila, nicotinamida, D-pantotenato de cálcio, tiamina mononitrato, acetato de retinila, cloridrato de piridoxina, riboflavina, ácido N-pteroil-L-glutâmico, filoquinona, D-biotina, colecalciferol, cianocobalamina), L-fenilalanina, óleo de Mortierella alpina ,taurina, mio-inositol, L-histidina, nucleotídeos (citidina 5-monofosfato, sal dissódico de uridina 5-monofosfato, adenosina 5-monofosfato, sal dissódico de guanosina 5 monofosfato), bitartarato de colina, L-carnitina, emulsificante lecitina de soja e acidulantes hidróxido de potássio e ácido cítrico. * Fonte proteica.

Prós:

  • É mais barato
  • Melhora a saúde intestinal do bebê

Contras:

  • Mais difícil absorção
  • Menos proteínas

Fórmula infantil NAN para Lactentes que não Apresentam Nenhuma Necessidade Específica

Para bebês que não foram diagnosticados com nenhuma necessidade específica existem NAN que podem ser ofertados por determinados períodos. Ainda assim, você precisa ter uma recomendação de um profissional da saúde, certo?

Confira a seguir a fórmula Infantil NAN da Nestlé para esses casos.

Fórmula Infantil, Nan Supreme 1

Já o leite NAN Supreme 1 é indicado para bebês de 0 a 6 meses que não tenham diagnosticado nenhum problema de saúde. Ele é composto por proteínas parcialmente hidrolisadas, ou seja, de mais fácil absorção. Além disso, possui uma quantidade um pouco maior de proteínas e tende a causar menos alergias.

Formula Infantil Nan Supreme 1 800g
  • Tamanho: 800g
  • Sabor: leite
  • O produto não contém glúten
Ver na Amazon

Importante: Este produto não deve ser usado para alimentar crianças, salvo sob indicação expressa de médico ou nutricionista. O aleitamento materno evita infecções e alergias, e é recomendado até os 2 anos de idade ou mais. O aleitamento materno evita infecções e alergias, e fortalece o vínculo entre mãe e filho.

Ingredientes:

Proteína parcialmente hidrolisada do soro de leite*, lactose, sais minerais (fosfato de cálcio tribásico, hidróxido de potássio, hidróxido de sódio, cloreto de magnésio, cloreto de potássio, fosfato de potássio dibásico, cloreto de sódio, sulfato ferroso, sulfato de zinco, sulfato de cobre, carbonato de cálcio, sulfato de manganês, iodeto de potássio e selenato de sódio), óleo de girassol com alto teor oleico, óleo de coco, óleo de canola, óleo de girassol, L-tirosina, oleína de palma, maltodextrina, óleo de peixe, vitaminas (L-ascorbato de sódio, nicotinamida, D-pantotenato de cálcio, acetato de DL- -tocoferila, riboflavina, acetato de retinila, tiamina mononitrato, cloridrato de piridoxina, ácido N-pteroil-L-glutâmico, D-biotina, filoquinona, colecalciferol e cianocobalamina), óleo de Mortierella alpina, L-fenilalanina, L-histidina, bitartarato de colina, taurina, mio-inositol, nucleotídeos (citidina 5-monofosfato, sal dissódico de uridina 5-monofosfato, adenosina 5-monofosfato e sal dissódico de guanosina 5-monofosfato), L-carnitina e regulador de acidez ácido cítrico.

Prós:

  • Fácil absorção
  • Possui mais proteínas

Contras:

  • Possui um valor mais elevado
  • Não deve ser oferecido a bebês com problema intestinal

Quais as Fórmulas Infantis NAN Mais Vendidas?

As fórmulas mais vendidas e bem avaliadas do mercado da NAN são a Comfor 1 e a Supreme 1. Em síntese, a principal diferença entre leite NAN Comfor 1 e leite NAN Supreme 1 é a quantidade e o processamento de suas proteínas que são importantes para serem ingeridas de acordo com a condição de cada bebê. Consulte sempre um profissional de saúde antes de ofertar a fórmula.

Todas as fórmulas de leite NAN possuem, além de prebióticos, DHA e ARA que são ácidos graxos que em tradução são ômega 6 e 3, gorduras encontradas no leite materno que são passados para o bebê durante a gestação, através da placenta.

O DHA (ácido docosa-hexaenoico) é um nutriente que é essencial para o desenvolvimento do cérebro da criança que juntamente com o ARA (ácido araquidônico) proporcionam benefícios para o metabolismo e formação dos sistemas nervoso, visual e imunológico do bebê. O que os tornam ideais para os primeiros anos de vida do bebê, caso precise de fórmula infantil.

Perguntas Frequentes

Quais as Diferenças entre o Leite Materno e o Leite NAN?

Uma das principais diferenças entre o NAN e o leite materno é a fabricação. Devido a isso a qualidade nutritiva natural do leite materno é muito superior à da fórmula infantil NAN, ou qualquer outra, que é processado à base do leite de vaca ou soja e adicionados estabilizantes e emulsificantes.

Qual a Fórmula Mais Parecida com o Leite Materno?

A NAN à base do leite de vaca é a que mais se aproxima do leite materno. No entanto, antes de ofertar qualquer fórmula infantil ao seu bebê procure um profissional de saúde.

Quais São os Principais Sintomas da Intolerância ao Leite NAN?

Para identificar se o leite NAN está fazendo mal ao bebê observe os seguintes sintomas, e ao sinal desses, procure um médico pediatra:

  • Diarreia;
  • Cólica;
  • Excesso de gases;
  • Constipação intestinal;
  • Dificuldade para ganhar peso.

Qual melhor leite para não ressecar o bebê?

O leite materno. Caso não seja possível amamentar, o leite NAN comfor 1, é recomendado para prisão de ventre e auxiliar o bebê com problemas intestinais.

Conclusão

Uma coisa é fato: a fórmula infantil não é a mesma coisa que o leite materno. Pois mesmo com todas as pesquisas e tecnologias aplicadas para a produção das fórmulas infantis, elas ainda não chegam tão próximo de ser como o leite materno.

Uma das principais diferenças é a qualidade nutritiva. O leite materno possui todas as propriedades que atuam para o bem estar e bom desenvolvimento do bebê como:

  • Protege contra doenças
  • Regula o apetite
  • Cria imunidade
  • Auxilia no desenvolvimento dos órgãos.
  • Pode ser consumido por todos os bebês. Sem exceção.

Já o leite de fórmula infantil até possui nutrientes capazes de suprir a necessidade do bebê, no entanto, é necessário uma série de cuidados para que os efeitos colaterais sejam mínimos. Além disso, os bebês podem desenvolver mais alergias e é necessário ainda mais cuidados com a alimentação da criança.

É por isso que o Ministério da Saúde adverte que as fórmulas infantis não devem ser oferecidas aos bebês. O aleitamento materno evita infecções, alergias e é recomendado até os dois anos de idade.

Em alguns casos especiais, é possível alimentar o bebê exclusivamente com leite materno até os 6 meses de vida e complementar sua alimentação com alimentos e suplementação. E somente em casos onde não é possível o aleitamento materno, ofertar a fórmula infantil.

O mais importante é cada mãe e cada pai terem o conhecimento sobre este assunto, para que possam ofertar sempre o melhor para que o seu bebê possa crescer saudável.

Para mais informações sobre aleitamento materno, confira os demais artigos que temos sobre este assunto aqui no blog Chiquititos.

Leia também

Foto Destaque: iStock (Banco de imagens). Os redatores do site Chiquititos não são ligados aos fabricantes dos produtos recomendados. No entanto, publicamos links que contam com programas de afiliados. Texto protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98. Fica totalmente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a devida autorização do autor. Para maiores informações, entre em contato com [email protected]com.br

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Brinquedo de Silicone Quebra-cabeça para Bebês Meu Universo 9 Alimentos Proibidos Para Bebês Até 1 Ano de Idade Como Apresentar Alimentos Alergênicos ao Bebê Kit Higiene Bebê: 10 Itens Que Não Podem Faltar Os Primeiros 12 Meses do Bebê Checklist de Exames que Toda Grávida Precisa Fazer Desfralde: o que pode dar errado e não funcionar? Posso usar Vick Vaporub no meu bebê? Intestino Preso na Introdução Alimentar? Saiba o que fazer. Top 5 Kits Mais Vendidos para Introdução Alimentar