O que é o método BLW e como ele funciona?

O que é o método BLW e como ele funciona - Image by freepik.com

Método BLW (Baby-Led Weaning) é uma técnica idealizada pela Britânica Gill Rapley, que iniciou sua carreira como enfermeira-parteira e trabalhou por mais de 20 anos com crianças. Mestre em alimentação infantil e autora do livro Baby-Led Weaning: Helping Your Baby to Love Good Food, Rapley deu início oficialmente a esse termo chamado BLW, que se tornou uma técnica que está ganhando cada vez mais popularidade nos dias atuais pelo mundo.

Em tradução livre, Baby-Led Weaning significa “Desmame Guiado pelo Bebê”. Esse método chegou mudando aquela ideia de que comida de bebê tem que ser papada. O método BLW traz a ideia de que a partir da introdução alimentar, aos seis meses, o bebê já pode comer alimentos sólidos e mais, que ele mesmo já pode ter a iniciativa de pegar os alimentos e levá-los à boca.

Ao fazer isso, o bebê estimula o desenvolvimento motor, a noção de mão-olho, a mastigação (mesmo que ainda não tenha dentinhos nascidos) e a descoberta de sabores únicos, por provar cada alimento de uma vez, e suas texturas.

Com o método BLW o costume de triturar todos os alimentos, juntos e misturados, deve ficar para trás.

Os alimentos usados no método BLW devem ser oferecidos separados e cortados em pedaços de forma que, o bebê consiga segurar o alimento em sua mão. Os cortes devem ser, geralmente, em comprimento com relevos para dar sustentação à pegada do bebê.

método blw

Devem ser preparados nem muito moles e nem muito duros, pois não podem estar moles demais a ponto de se desmanchar quando o bebê segurar e nem muito duro, a ponto de o bebê não conseguir mastigar com a gengiva.

Os pais devem respeitar a autonomia do bebê para que fique à vontade para pegar os alimentos, porém, jamais o bebê pode ficar sozinho durante a refeição. Basta que os pais, cuidadores e/ou responsáveis confiem que o bebê vai saber o que comer, quando comer, quanto comer e com que velocidade comer. Observar e supervisionar. Além disso, os momentos das refeições devem ser os mesmo para toda a família.

Com o método BLW, ao estar inserido no momento das refeições junto com a família, o bebê poderá desenvolver mais interesse pelos alimentos seguindo o exemplo de quem está ao redor. Por isso, é importante que no prato dos pais, por exemplo, tenha os mesmos alimentos que no prato do bebê (com o mínimo de modificações possíveis).

Para uma introdução alimentar segura com o método BLW é importante se certificar quanto aos sinais de prontidão do bebê. Ele precisa estar posicionado sentado e deixá-lo pegar nos alimentos, levá-los à boca, cuspi-los e brincar com a comida até quando ele tiver interesse, sem pressão.

Conheça os 10 principais benefícios do método BLW

Os defensores e adeptos desse método (BLW) defendem que, diferente do método tradicional — as papinhas —, o desenvolvimento da criança ganha um reforço significativo ao realizarem a introdução alimentar com o método BLW.

Veja quais são os 10 principais benefícios do método:

  1. Mais autonomia;
  2. Maior aceitação;
  3. Maior variedade de alimentos;
  4. Formação de um hábito alimentar saudável;
  5. Melhora a coordenação visual-motora;
  6. Auxilia no desenvolvimento da mastigação;
  7. Fortalece o vínculo familiar e a responsividade entre o bebê e os pais (ou cuidador);
  8. Estimula o desenvolvimento dos sentidos ao ter contato com texturas, sabores e cheiros variados;
  9. Forma o bebê em uma pessoa menos seletiva no futuro;
  10. Menor risco futuro de obesidade.

Então, o melhor método para iniciar a introdução alimentar é o BLW?

Essa pergunta fica óbvia depois de todo esclarecimento sobre o BLW, eu entendo, porém, não é bem assim. Como tudo na vida é preciso ter moderação, com a forma que você vai fazer a introdução alimentar do seu bebê não diferente, certo?

O método BLW realmente parece ser muito bom quando paramos pra analisar seus benefícios. No entanto, ainda não existe comprovação científica que comprove tudo isso. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, ainda não existem evidências em quantidade e qualidade suficientes para atestar que o BLW é o MELHOR método.

O BLW é um método educativo que vai além só da questão do bebê se alimentar sozinho. Para implementá-lo será necessário dedicação e muita paciência.

Se você tem dúvidas sobre o método BLW ou sobre qual método escolher para a introdução alimentar do seu bebê, procure o pediatra e um especialista.

Independentemente do método que você escolher para a introdução alimentar do seu bebê, o que acredito que seja mais importante é a variação nos alimentos oferecidos a criança.

Realize uma introdução alimentar variada, sem receio de dar isso ou aquilo. Esqueça seu ranço pelos alimentos que você não gosta e ofereça-os ao seu bebê. Não desista diante das dificuldades. Caso seu bebê recuse um alimento hoje, ofereça-o novamente depois de amanhã e assim, logo o seu bebê estará comendo os alimentos de forma prazerosa e variada, sem seletividade, o que acarretará em mais saúde para ele.

Leia também

Foto Destaque: Image by freepik.com. Artigo produzido por Maria Adrielia @nemcedonemtarde para o Blog Chiquititos. Texto protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98. Fica totalmente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a devida autorização do autor. Para maiores informações, entre em contato com [email protected]

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Brinquedo de Silicone Quebra-cabeça para Bebês Meu Universo 9 Alimentos Proibidos Para Bebês Até 1 Ano de Idade Como Apresentar Alimentos Alergênicos ao Bebê Kit Higiene Bebê: 10 Itens Que Não Podem Faltar Os Primeiros 12 Meses do Bebê Checklist de Exames que Toda Grávida Precisa Fazer Desfralde: o que pode dar errado e não funcionar? Posso usar Vick Vaporub no meu bebê? Intestino Preso na Introdução Alimentar? Saiba o que fazer. Top 5 Kits Mais Vendidos para Introdução Alimentar