O que fazer e não fazer na fase do desmame

O que fazer e não fazer na fase do desmame - Image by rawpixel.com

Abordaremos aqui uma forma prática chamada desmame conduzido que resulta em ótimos resultados para o bebê. Para começar, é importante que seja inserido na alimentação do bebê alimentos sólidos, evite dar apenas purês. Veja por que considerar esta prática e como começar.

Desmame conduzido, o que significa?

O desmame conduzido é basicamente deixar seu bebê comer sozinho. Observe seu filho sentado em uma cadeira para bebês, tentando colocar um dedo na boca. Quando sua aparência indicar que quer alguma coisa, ofereça sua alimentação.

Pegue um conjunto de alimentação próprio para bebês que inclui prato ou tigela, colher ou garfo e um babador de silicone com bolso para pegar partes do alimento que vai cair. É importante que os utensílios sejam de silicone para garantir a segurança do bebê.

Esta prática pode ser iniciada a partir dos 6 meses ou quando seu bebê conseguir sentar-se sem ajuda e tiver boa força no pescoço.

Deixe seu bebê tentar pegar a comida “sozinho” para que comece a praticar sua coordenação. Apenas certifique-se que os utensílios são seguros. Com isso, o seu filho vai experimentar diferentes texturas, aromas, cores e sabores de uma variedade de alimentos enquanto é bebê, tornando-o menos exigente em relação a comida no futuro.

É importante também, deixar que seu bebê pratique a auto regulação. Deixe-o parar de comer quando se sentir saciado. Na alimentação tradicional os pais, às vezes, forçam seus filhos a terminarem toda a comida sem saber que já estão saciados. Isso acaba irritando a criança e fazendo com que seja gerado um sentimento de rejeição relacionada a comida em questão, ou a prática de se alimentar.

O desmame conduzido traz grandes benefícios, pois ajuda a desenvolver habilidades motoras do bebê. Desenvolve a coordenação (olho-mão), habilidades de mastigação, destreza e hábitos alimentares saudáveis.

Quais os melhores alimentos para desmame conduzido por bebês?

Como recomendado pelos nutricionistas, o ideal é que comece com um alimento de ingrediente único para identificar se o bebê tem alergia. Pode ser banana, abacate, vegetais cozidos no vapor como brócolis e batatas, macarrão, peito de frango desfiado e omelete.

Lembre-se que esses alimentos devem ser cortados em pedaços pequenos para evitar asfixia. Certifique-se também de que o alimento está macio o suficiente. Para testar aperte-o entre o polegar e o indicador, se conseguir amassá-lo com facilidade está no ponto. Você precisa de um babador de silicone para limpar facilmente após as refeições.

Depois que seu bebê tiver experimentado uma variedade de alimentos, você pode misturá-los. Atente-se para não incluir muito sal ou sódio nas refeições, pois os bebês ainda não conseguem processar essas substâncias.

O que devo fazer se o meu bebê engasgar?

Primeiramente, fique calma. Isso é comum na introdução alimentar. É um mecanismo de segurança normal e reflexivo que pode causar lacrimejamento, tosse ou cusparada. O vômito é um reflexo seguro que elimina a comida.

Asfixia ocorre quando um alimento fica preso nas vias respiratórias do bebê. Quando isso acontece, a criança não consegue respirar com eficácia e nem emitir nenhum som. Para evitar esse cenário, fique longe de perigos de asfixia, como uvas passas, amendoim e vegetais crus. E além disso, esteja sempre presente em todo o momento da refeição do seu bebê.

Dicas de segurança

  • Fique sempre com seu bebê enquanto ele come
  • Certifique-se que seu bebê está sentado enquanto come
  • Sirva alimentos que não sejam duros
  • Não dê maçã em pedaços para seu bebê. Maçãs cruas são um dos maiores riscos de asfixia para bebês.
  • Não se apresse para ajudar seu bebê se ele engasgar. Os bebês sentem o seu pânico e podem desenvolver associações negativas com a alimentação. Em vez disso, dê-lhe tempo para resolver o problema.
  • Utilize utensílios seguros como babador de silicone, conjunto de colheres garfos e pratos de silicone. Você pode obter um aqui!
  • Faça um curso de primeiros socorros, para se acontecer, você estar preparada.

Dicas para desmame conduzido por bebês

Abordagem mista. Isso significa combinar a alimentação tradicional à colher e a alimentação própria do bebê (amamentação ou fórmula infantil).

Para esta fase de introdução alimentar, a prática do desmame conduzido pode ser uma opção para introduzir lentamente o processo de autoalimentação. Isso garante que seu bebê ainda receba os nutrientes de que precisa e também pratique para comer sozinho.

Inclua seu filho nas refeições junto com a família. Apresente a ele, que comer é um vínculo familiar. Pratique essa relação desde cedo e terá um vínculo importante com seu filho.

Prepare-se para a bagunça

Lembre-se de que o objetivo dessa prática é fazer com que seu bebê encontre o caminho para se alimentar. Eles devem explorar diferentes texturas e sabores. Então, vai ter comida espalhada em volta do prato da refeição e em suas mãozinhas.

Por isso é tão importante ter um babador de silicone que é à prova d’água e fácil de limpar, para que você lide com menos bagunça na hora de alimentar seu bebê.

Para deixar seu bebê nesse momento tão especial (que é a introdução alimentar) seguro, a melhor opção é equipar-se de utensílios de silicone. Esse material é macio para a dentição das gengivas e livre de toxinas.

Além disso, esses utensílios de silicone podem durar para sempre. Invista em um bom conjunto com prato, babador e colheres de silicone e seu filho certamente agradecerá por isso. Obtenha seu conjunto completo através deste link!

Foto Destaque: Image by rawpixel.com. Artigo produzido por Maria Adrielia @nemcedonemtarde para o Blog Chiquititos. Texto protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98. Fica totalmente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a devida autorização do autor. Para maiores informações, entre em contato com [email protected]

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Brinquedo de Silicone Quebra-cabeça para Bebês Meu Universo 9 Alimentos Proibidos Para Bebês Até 1 Ano de Idade Como Apresentar Alimentos Alergênicos ao Bebê Kit Higiene Bebê: 10 Itens Que Não Podem Faltar Os Primeiros 12 Meses do Bebê Checklist de Exames que Toda Grávida Precisa Fazer Desfralde: o que pode dar errado e não funcionar? Posso usar Vick Vaporub no meu bebê? Intestino Preso na Introdução Alimentar? Saiba o que fazer. Top 5 Kits Mais Vendidos para Introdução Alimentar