Os primeiros passos do bebê: tudo sobre este momento tão especial

Os Primeiros Passos do Bebê

Quando ocorre os primeiros passos do bebê é sempre um momento especial para os pais e para a criança. Além de ser um marco emocionante, também é muito importante pois o bebê começa a ter, de fato, mais autonomia e independência: uma verdadeira transformação em seu desenvolvimento.

Quem já passou por essa fase com seu bebê, sabe que não há alegria maior do que ver o seu neném dando os primeiros passinhos. Os sorrisos são genuinamente involuntários e cada gesto e ação do bebê se tornam especiais aos olhos dos pais. Com certeza, é um dos momentos mais incríveis que pais e filhos vão viver em sua jornada, uma experiência desafiante e prazerosa que será marcante para sempre.

Pensando em como passar a melhor informação para você que busca em nosso blog assuntos relacionados a este tema, preparei este artigo com muito carinho para esclarecer as principais dúvidas que pais e mães têm sobre isso. Confere só os tópicos que, depois de uma pesquisa com o público relacionado, são os mais buscados sobre primeiros passos do bebê.

  • Quando o bebê dá os primeiros passos;
  • Como estimular o bebê a dar os primeiros passos;
  • Qual a importância dos pais no desenvolvimento dos primeiros passos do bebê.

Quando o bebê dá os primeiros passos

Os primeiros passos do bebê acontecem entre 9 e 12 meses. No entanto, não há uma idade específica, exatamente, para isto. Aprender a caminhar é como aprender a falar: alguns bebês o farão aos nove meses, outros aos 12 ou 13 e, é normal. É sempre importante lembrar que cada bebê é único e tem seu tempo de aprendizado e desenvolvimento.

Nessa fase, o bebê já está engatinhando, começa a se levantar se segurando nos móveis, nos pais e em qualquer coisa que lhes dão segurança. O bebê quer independência, quer explorar essa nova experiência e você precisa estar disposto a acompanhá-lo. Então, segure a ansiedade, pois no início, ele vai cair, vai chorar e vai precisar do seu apoio. E, quando ele conseguir dar os primeiros passos a explosão de alegria vai ser para ambos e será incrível.

Como estimular o bebê a dá os primeiros passos;

Quando você perceber que o bebê já está se levantando sozinho enquanto se segura em você ou em móveis, fica levantando os bracinhos pedindo para você andar com ele, são os sinais que ele está pronto para dar os primeiros passinhos de forma independente.

Para ajudá-lo e estimulá-lo a ir em frente tem algumas dicas que são importantes conhecer para se preparar para esse momento.

Ofereça e deixe sempre à disposição do bebê algum objeto onde ele possa se apoiar na hora de ficar em pé, como uma cadeira ou um banquinho. Se coloque à disposição para que ele entenda que você é seu porto seguro e que, se ele cair, você estará lá para segurá-lo.

Diga palavras de incentivo, segure seu brinquedo favorito, por exemplo, enquanto o chama. Convide-o a ir até você buscar o brinquedo se colocando sempre em distâncias graduais. Sorria, demonstre alegria e paciência para transmitir segurança para o bebê. Se ele cair e chorar, diga que está tudo bem e que ele foi ótimo, estimule-o a tentar de novo sempre respeitando o seu tempo.

Uma das melhores posições que você pode ajudá-lo a aprender a andar é ficando por trás dele, segurando seus bracinhos e andando junto. Assim, aos poucos, o bebê vai se soltando e logo vai conseguir soltar sua mão e dar os primeiros passos sozinho. Permita que o bebê fique descalço ou, utilize meias e calçados que favoreçam o bebê nesse momento.

Prepare um ambiente propício para que seja confortável e seguro para o bebê como um tapete de atividades, por exemplo. Quando o bebê conseguir dar os primeiros passos, comemore. Parabenize-o para ele sentir que acabou de realizar uma grande conquista.

Os Primeiros Passos do Bebê

Qual a importância dos pais no desenvolvimento dos primeiros passos do bebê.

Assim como todo ensinamento dos pais ao bebê desde o seu nascimento, dar os primeiros passos e aprender a andar também é um momento que ficará marcado e, a forma como o momento ocorre, refletirá na vida adulta da criança. Quando esse bebê crescer, ele não se lembrará quando deu os primeiros passos, no entanto, ele terá uma consciência social, física e afetiva melhor desenvolvida se, neste momento, teve a participação dos pais com ele.

Segundo especialistas, o desenvolvimento da criança será mais sadio, quando acontece em um seio familiar, com a participação dos pais como principal fonte de ensinamento, apoio e exemplo. Na fase dos primeiros passos não poderia ser diferente. Ao viver esse momento com os pais, todos os sentimentos como sensação de confiança, de independência, e de conquista de objetivos e sonhos, fará parte da construção sadia do desenvolvimento do bebê que refletirá por toda sua vida adulta.

O que toda mãe e todo pai mais desejam para um filho é que ele se desenvolva com saúde, certo? E para isto, a sua presença é essencial. A participação dos pais, nos principais momentos de desenvolvimento do bebê são muito importantes para pais e mais ainda para os filhos.

Quando falamos sobre primeiros passos do bebê, precisamos entender a importância disso. Afinal, é o início da independência da criança. É o primeiro momento onde ela não vai depender de você para alguma coisa. Quando o bebê aprender a dar os primeiros passos, ele estará fazendo algo sozinho, literalmente, com as próprias pernas. Então, papais, curtam esse momento. Ajude o seu bebê com paciência, pois essa independência toda não vem fácil, não será tão fácil ser conquistada e o seu apoio é essencial.

Para concluir esse artigo vou deixar uma lista com 5 dicas sobre como ajudar o bebê a dar seus primeiros passos, confere a seguir:

  1. Garanta a segurança do ambiente;
  2. Deixe os brinquedos em distâncias graduais de onde o bebê se encontra, à vista, mas fora do seu alcance para que ele se motive a ir buscá-los;
  3. Não deixe o bebê sozinho, ele pode precisar de ajuda e vai se sentir mais confortável com alguém por perto;
  4. Dê espaço para o pequeno explorar e fazer suas tentativas de levantar e dar os primeiros passos;
  5. Comemore cada conquista, diga ao bebê palavras de incentivo e motive-o a continuar tentando.

É isso! Espero poder ter esclarecido algumas dúvidas e que as dicas deixadas ajudem você com seu bebê nessa fase tão importante e incrível. Desejo muitos sorrisos quando os primeiros passos do seu bebê acontecerem. E caso queria compartilhar conosco, estamos à disposição. Um abraço.

Artigos relacionados

Artigo produzido por Maria Adrielia @nemcedonemtarde para o Blog Chiquititos. Texto protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98. Fica totalmente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a devida autorização do autor. Para maiores informações, entre em contato com atendimento@chiquititos.com.br.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.