Utensílios de silicone: os novos queridinhos da introdução alimentar

Kits para introdução alimentar do bebê de silicone

Os pratinhos, colheres e babadores de silicone têm sido a alternativa mais saudável e prática para mamães e papais na hora da introdução alimentar do bebê, afinal, nessa fase, a atenção com o tipo de alimento que o bebê ingere tem que ser muito importante, pois refletirá em seu organismo até sua vida adulta. Isto significa que na introdução alimentar, a alimentação do bebê precisa ser o mais saudável possível e, não servir alimentos em recipientes que soltem substâncias tóxicas faz parte desse cuidado.

Muito se tem visto e falado sobre kit de introdução alimentar infantil de silicone, pratinhos de silicone, colher de silicone, babador de silicone, enfim, mas pouco se tem falado sobre o que é esse tal silicone. Será que é um material realmente não tóxico? Será que são melhores que os plásticos?

Pensando nisto, preparei esse artigo para esclarecer as principais informações sobre produtos de silicone para introdução alimentar dos bebês, confere a seguir!

Criança se alimentando com prato de silicone da Chiquititos

Nos últimos dois anos, os produtos de silicone têm se tornado onipresentes dentro dos lares das famílias. Os designs modernos, práticos com cores vibrantes, fizeram dos produtos de silicone a escolha de muitos pais que estão tentando minimizar a exposição de sua família aos plásticos — alguns podem conter substâncias químicas prejudiciais à saúde.

O silicone está presente em vários produtos do nosso dia a dia como nos produtos de utilidade doméstica, saúde, cosméticos e muito mais. Você ficaria surpreso com o tanto de utilidade que tem esse material.

Quando falamos de produtos para introdução alimentar, os produtos de silicone estão, a cada dia, ganhando mais espaço no mercado entre produtos da mesma categoria (kit de introdução alimentar infantil). Isto, porque os pais, que estão mais bem informados e mais cientes do que oferecer para seus filhos, decidem seguir uma visão de futuro que preza pela saúde e bem-estar de sua prole.

Confira abaixo os principais tópicos que preparei para você sobre o tema:

  • O que é silicone;
  • Quanto a utilização do silicone, em pratos, copos e colheres para bebês, é seguro?
  • Os benefícios dos produtos de silicone para bebês e crianças;
  • Os melhores produtos de silicone infantil.

O que é silicone?

O silicone é um composto artificial criado pela adição de oxigênio ao silício. Este material é considerado semi-orgânico, pois não é feito principalmente de carbono. É um polímero muito estável, atóxico e pode se apresentar desde a forma líquida e fluido até o sólido parecido com a borracha. Estes compostos são quimicamente inertes, inodoros resistentes a água ou agentes oxidantes, além de bons isolantes elétricos.

Veja as principais áreas onde o silicone, em suas diferentes formas pode ser aplicado: colas; cosméticos; resinas para tintas; equipamentos cirúrgicos; produtos automotivos; brinquedos; bico de mamadeira; pratos, colheres, babadores e etc.

prato de silicone babador de silicone copo de silicone colher de silicone

Quanto a utilização do silicone, em pratos, copos e colheres para bebês, é seguro?

A FDA (Food and Drug Administration – uma Agência Federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) aprovou o silicone em produtos para introdução alimentar e infantil. Aqui no Brasil a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também já possui regulamentações para fabricação de produtos de silicone com grau alimentício. Isto significa que, sim! Produtos como pratinhos, colheres, copos e babadores de silicone são seguros para os bebês e crianças.

Como mencionado no tópico anterior, o silicone é um material semi-orgânico. Isto significa que não expelem substância tóxicas nos alimentos. Segundo pesquisas, o silicone de grau alimentício não libera substâncias tóxicas, como acontece com os plásticos, por exemplo.

Então, é uma forma de ter ao alcance um produto seguro, prático e mais acessível. Sim, pois os produtos orgânicos são mais difíceis de encontrar — os de bambu, por exemplo, têm bem menos variedades de produtos comparado aos de silicone e, menos ainda se comparados aos de plástico.

E quais os benefícios dos produtos de silicone para bebês e crianças?

Bem, os produtos como prato, colher, copo e babador de silicone fazem parte da introdução alimentar dos bebês de forma prática e, realmente, segura. De que forma? Eu explico!

Os pratos de silicone, são maleáveis, leves e não liberam toxinas nos alimentos. Além disso, seus modelos com divisórias e cores variadas tornam a atividade da alimentação, para o bebê, mais divertida, lúdica e atrativa.

Sabemos que a introdução alimentar requer muita atenção, paciência e perseverança para que seja realizada de forma eficiente e, assim, formar uma base de saúde ideal para o bebê. E sabemos também que essa tarefa não é fácil. Vai ter momentos onde o bebê vai querer empurrar o pratinho, segurá-lo e, até mesmo, jogá-lo para longe.

Com o prato de silicone não terá risco de se quebrar ou espalhar resíduos de seu material, como aconteceria se fosse um prato de vidro, por exemplo. Os pratinhos de silicone são perfeitos para essa fase, pois são resistentes e não tóxicos.

A colher de silicone e o garfo também são perfeitos. Como o material é flexível, você pode ficar tranquila durante o aprendizado do seu bebê. Mesmo que ele leve o objeto ao rosto, não irá machucá-lo. E tem ainda os copinhos que também são maleáveis (ideais para servir líquidos à partir dos 12 meses) e para completar a perfeição destes itens incríveis, tem os babadores de silicone.

O babador de silicone veio para revolucionar a história dos babadores. Quem é mãe, e já passou por essa fase de introdução alimentar com seu bebê, que o diga. Imagina um babador onde possui um bolso para reter os alimentos que caem das mãozinhas do bebê quando ele vai se alimentar. Um babador onde segura os alimentos e a sujeira que, com outros tipos de babadores, iria para o chão, cadeirão ou mesa onde seu bebê estivesse para a hora da refeição.

Esse babador existe e ainda tem uma parte dele que é ainda mais incrível: fácil de limpar, fácil de ser colocado e durável. Então, é um item que precisa fazer parte do seu enxoval, mamãe, porque vai ser bom para seu bebê e muito útil para você ou cuidador que se encarregará desse momento com a criança

E, esses utensílios de silicone não vale só para kit de introdução alimentar, tá? Também vale para crianças já maiorzinhas. Tem vários pratinhos e copos que são úteis para a hora do papá das crianças até seus 4 aninhos.

Além dos itens para alimentação, tem brinquedos variados, também produzidos com esse mesmo material que são ideais para agregar boas experiências ao desenvolvimento dos pequenos.

E quais são os melhores produtos de silicone infantil?

Os melhores produtos de silicone para bebês são, sem dúvida, os itens para introdução alimentar. Existem alguns modelos de itens que são ideais para cada momento desta fase. Confira a seguir os principais produtos de silicone para bebês:

O pratinho de silicone com ventosa vai fixar o objeto na superfície e dar mais segurança ao bebê para segurá-lo e buscar, tocar o que tem dentro. Existem muitos modelos de pratinhos: com divisórias, sem divisórias, em formato de bichinhos, alguns têm placa fixadora em vez de ventosa. Você deve escolher os de sua preferência. Os pratinhos com divisórias e ventosa, use nos primeiros meses da introdução alimentar, em seguida, pode mudar para pratinhos sem divisórias e sem ventosa.

Os bowls de silicone com ventosa e sem ventosa são ideais para servir um tipo de alimento de cada vez. Pode ser usado desde o início da introdução alimentar até os 4 aninhos.

O babador de silicone é um item que deve estar presente desde o início da introdução alimentar até o bebê já conseguir se alimentar sozinho, pois é um item que serve para higiene.

A colher de silicone (ou garfo) é ideal para quando o bebê já aprendeu o movimento de pinça, já desenvolveu o senso de olho-mão. Também é um item que pode fazer parte, desde o segundo mês, até o fim da introdução alimentar do bebê.

Além destes itens, há outros que são incríveis como mordedores de silicone, por exemplo. Na fase do nascimento dos dentinhos é importante que o bebê tenha algo para morder, pois ele sente irritação, dor e ardência nas gengivas. Com um mordedor de silicone ele pode ter um alento desse desconforto de forma segura.

E ainda tem os brinquedos de vários modelos e funções fabricados em silicone. Existem brinquedos que são inspirados no método Montessori, também, fabricados em silicone. Os modelos, cores e texturas desses brinquedos são indicados para ajudar no desenvolvimento da criança. E por que brinquedos montessori de silicone?

Então, brinquedos inspirados no método montessori devem retratar materiais, cores e texturas reais. Ou o mais próximo disso, no mínimo, certo? É nisso que se apegam, e se justificam, os fabricantes de brinquedos inspirados nesse método. Os brinquedos inspirados no método montessori também são assim: objetos criados para ajudar no desenvolvimento sensorial da criança fabricados em silicone e, são incríveis.

Estes são os principais produtos de silicone relacionados ao mundo infantil. São os que mais recomendamos, por serem de qualidade, segurança e úteis de verdade.

E agora encerro mais esse artigo. Espero que possa ter esclarecido algumas dúvidas que você tinha e, lembre-se: qualquer coisa pode mandar uma mensagem pelos nossos canais digitais e comente aqui para sabermos o que achou. Se quiser contribuir com alguma informação ou experiência, fica à vontade. Um abraço e até logo!

Artigos Relacionados

Artigo produzido por Maria Adrielia @nemcedonemtarde para o Blog Chiquititos. Texto protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98. Fica totalmente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a devida autorização do autor. Para maiores informações, entre em contato com atendimento@chiquititos.com.br.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.