O SONO DO SEU FILHO(A)

5 DICAS PARA MELHORAR

Dormir bem é um dos aspectos mais importantes para o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção da saúde da criança. Enumeramos algumas regras bem fundamentadas para levar em conta na hora de estabelecer um sono ideal para o seu filho.

O uso de telas deve ser interrompido, no mínimo, 2 horas antes de dormir. Eletrônicos (tablets, celulares, TVs) causam agitação e a própria luz da tela prejudica o início do sono.

1

Crie um ambiente propício: apague as luzes, evite ruídos, brigas e agitações com a criança na hora de dormir. Incentive atividades calmas e conversas de temas "leves", que não gerem ansiedade.

2

A quantidade ideal de sono é a que faz a criança acordar sem que fique sonolenta de forma excessiva ao longo do dia e que não afete sua memória, atenção, foco e capacidade de executar tarefas.

3

É importante estimular a criança a dormir cedo (antes das 22 horas), pela liberação do hormônio de crescimento.

4

Crie uma rotina de sono: se deitar e se levantar no mesmo horário todos os dias ajuda na regulação do ciclo de sono, sendo fundamental especialmente para crianças pequenas.

5

Confira a quantidade de sono ideal conforme a idade: Recém-nascidos (0 a 3 meses) Recomendado: 14-17 horas Bebês (4 a 11 meses) Recomendado: 12-15 horas Crianças (1 a 2 anos) Recomendado: 11-14 horas

Gostou de saber disso? É durante o período de sono que as crianças transformam as informações e estímulos que recebem diariamente em aprendizado.

Sublinhado rabiscado branco

Clique no botão acima e confira conteúdos feito com muito carinho sobre o universo materno.